Encontro reflete sobre o Dia Nacional de Conscientização sobre a doença

Texto Ana Vertuoso*

A Esclerose Múltipla (EM) é uma das doenças neurológicas mais comuns em adultos jovens. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, somente no Brasil, ela atinge cerca de 40 mil pessoas, e tem diversas causas já detectadas, como a predisposição genética e fatores ambientais. Para dar visibilidade a essa doença, o curso de Fisioterapia da Unochapecó, juntamente como Grupo de Apoio às Pessoas com Esclerose Múltipla (Gapem) de Chapecó e Região, realizaram o II Encontro do Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.

O evento, que ocorreu na última semana, no Salão de Atos da Universidade, reuniu profissionais de diversas áreas da saúde para debater formas de prevenir, tratar e também melhorar a qualidade de vida de sofre da doença. As seis palestras ao longo da tarde buscaram divulgar e ampliar o conhecimento das pessoas sobre a EM no meio acadêmico, além de sensibilizar e qualificar os participantes potencializando as ações de humanização nos serviços de saúde.

O Encontro foi realizado para lembrar o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, uma campanha com ações em todo o país. Este ano, o tema principal da data foi a visibilidade. Para a professora do curso de Fisioterapia, Aline Martinelli Piccinini, o evento oportunizou aprofundar conhecimentos relacionados aos diversos sinais e sintomas. "Foi um momento de conhecer pessoas com a doença e que nos motivam a viver mais e entender que é preciso superar limites. Também foi um momento importante de conhecimento para os estudantes dos diversos cursos da área da saúde", conclui.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Gapem