Encontro trabalha a importância da vida animal com crianças de Chapecó

Meio Ambiente

Nas aulas dos estudantes da 3ª série 1 do ensino fundamental da escola Lara Ribas, em Chapecó, o professor João Luiz Machado Brito deixa bem claro que todos os animais são muito importantes para a manutenção do equilíbrio da natureza. “Estamos trabalhando sobre os animais em sala de aula e eles adoram esse tema. É uma atividade ótima para o aprendizado deles, além de incentivar, desde cedo, a preservação e cuidado com a vida dos animais”.

Assim como a turma do professor João, outros estudantes do terceiro e quarto ano dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais Dilso Cechin e Sereno Soprana participaram do “Encontro de Educação Ambiental para a Infância: Dia dos animais”. A atividade, que ocorreu na última terça-feira (08/11), é realizada pelos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia, além do Museu de Ciências Naturais, da Brinquedoteca e dos projetos de extensão Pedagogia na Rua, Viveiro Educativo e Olhares sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica do Sul do Brasil.

O professor da escola considera fundamental o ensino de forma lúdica sobre os animais e principalmente, a conscientização em relação às espécies ameaçados de extinção. “Os homens estão destruindo as matas e, com isso, os animais acabam vindo para a cidade, que não é o habitat natural deles. Se continuar continuar desse jeito, a lista de animais em extinção vai ficar cada vez maior. É fundamental que as escolas e a universidade trabalhem esse tema com os pequenos, para que quando eles forem adultos, ainda existam os bicgos que habitavam nossa região antigamente”.

unoEste foi a última atividade do ano, que já tratou sobre diversos temas com os alunos. De acordo com a professora coordenadora do Encontro, Ana Confortin, o principal objetivo é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a biodiversidade da fauna regional, visando a sua conservação. “A biodiversidade no Estado de Santa Catarina precisa ser preservada, cuja fauna encontra-se hoje ameaçada. De um modo geral, a fauna é pouco conhecida do público. As crianças, principalmente, conhecem muito mais grandes animais africanos como o leão, o elefante e a girafa, do que o nosso quati por exemplo”.

A participação dos estudantes nas atividades, segundo o professor João, é fundamental para que eles cresçam conscientes e preservem a natureza. “Eles adoraram vir até a Unochapecó. Essas atividades agregam muito no ensino deles, e outros temas trabalhados no encontro, como as plantas, também são essenciais para que eles tenham um futuro melhor”, conclui.

Encontro de educação ambiental para a infância
Animais