Engenharia Civil da Unochapecó recebe Simpósio de Solos

Texto Gabriel Kreutz*

Na última quinta-feira (03/10), o curso de Engenharia Civil da Unochapecó, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Oeste/SC (AEAO), realizou o 1º Seminário de Solos. O evento ocorreu no Salão de Atos da Universidade, e recebeu estudantes e profissionais da área.

Foram realizadas três palestras. A primeira, com o tema 'Investigação geotécnica preliminar para fundações e obras de infraestrutura - uma abordagem sobre sondagens e ensaios de solo em laboratório', foi ministrada pela engenheira ambiental sanitarista Andressa Vigne Xavier, e pelo geólogo Mariano Badalotti Smaniotto. Depois, o engenheiro civil Luiz Olavo falou sobre 'Controle de qualidade de estacas através de ensaios de integridade'. A última palestra da noite foi com o engenheiro civil Claiton Mesacasa, com o tema 'Fundações: Complexidades em edifício em altura - Cases de Sucesso'.

De acordo com a professora do curso, Andrea Foltran Menegotto, o Seminário abordou métodos de investigação de solos e alternativas de fundações, trazendo novas abordagens para os acadêmicos e profissionais presentes no evento. "Esta parceria com a AEAO é fundamental para que possamos oferecer uma interação entre o mercado de trabalho e a Unochapecó, oportunizando aos nossos estudantes um conhecimento ainda mais técnico", destaca.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Simposio de solos