Ensino a distância: uma chance de estudar onde você estiver

Texto Juliane Bee*

Estar na vanguarda é uma das características da Unochapecó que, visando melhorar a qualidade de vida da comunidade, possui os cursos de Graduação a Distância. Os módulos de ensino são uma oportunidade para acadêmicos cursarem uma graduação em horários flexíveis e sem precisar se deslocar à Instituição todos os dias. As inscrições para o segundo semestre estão abertas e podem ser feitas através do site da Universidade.

A internet permitiu o maior acesso à informação que, por sua vez, levou as pessoas a buscarem conteúdos diferenciados e relevantes para sua vida. No caso do ensino superior a distância, a Unochapecó oferece módulos nos polos de São Lourenço do Oeste e Chapecó, nas modalidades tecnólogo e bacharelado. O estudante pode optar pelos cursos de Biblioteconomia, Gestão Financeira, Marketing, Logística, Processos Gerenciais, Gestão Pública, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos.

Segundo o coordenador da Graduação a Distância da Unochapecó, professor Paulo Sergio Jordani, os diplomas de cursos tem a mesma validade dos presenciais, permitindo, inclusive, o ingresso em cursos de pós-graduação. Além da vantagem de poder assistir às aulas sem precisar se preocupar com os horários, o baixo gasto com deslocamento é o que motiva os estudantes a optarem por esse método de ensino. "As datas dos encontros presenciais podem ser conferidas no calendário acadêmico, disponível no sistema Minha Uno. Assim, os estudantes conseguem se programar ao longo do semestre", comenta.

De acordo com o professor, a taxa de evasão dos cursos a distância é inferior quando comparada ao ensino presencial, o que comprova a qualidade do ensino. O segredo? A metodologia. Simples e eficiente, o método de ensino é baseado em problema, o que instiga os estudantes a aplicarem a teoria na prática. Paulo comenta que, após a observação de uma situação cotidiana, é feita uma análise e diagnóstico, e somente depois de elaborado o projeto ele é apresentado ao professor e aos colegas, presencialmente. "Não é a presença do aluno que determina a qualidade da aprendizagem, mas sua dedicação", afirma.

Para o professor, mesmo no ensino presencial os estudantes estão conectados, seja através do e-mail - para o envio de materiais - ou pelos grupos de mensagens. "Durante as aulas presenciais os alunos estudam prestando atenção na explicação do professor. No caso do ensino a distância, o estudante precisa entender os conteúdos para resolver as atividades, o que o faz assistir os vídeos mais de uma vez, interagindo com o professor. A disciplina é uma das características da graduação a distância", conclui.

A assinatura do contrato aconteceu na sede da Empresa, no bairro Efapi, em Chapecó

Parcerias

No dia 25 de julho, o professor e a gestora de contratos do Ensino Superior a Distância, Rosalba Rosalba Scartezini Martins, visitaram a Azeplast, empresa chapecoense de embalagens sustentáveis, que conta com mais de 150 funcionários. Na oportunidade, foi firmado uma parceria. Além de oficinas de capacitação, os funcionários da Azeplast também receberão 10% de desconto na mensalidade dos cursos de graduação a distância da Universidade.

Para o presidente da empresa, Djalma Velho de Azevedo, essa união entre a Unochapecó e a Azeplast vai proporcionar o acesso à educação a pessoas que antes não poderiam cursar uma graduação. "Os cursos ofertados pela Universidade podem melhorar a qualidade das tarefas executadas no trabalho, além de agregar conhecimento", comenta.

As empresas e os estudantes interessados podem tirar dúvidas pelo telefone 3321-8000 ou ainda pelos emails queroestudar@unochapeco.edu.br e unovirtual@unochapecó.edu.br.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Graduacao a distancia
Ensino superior