Equipe da Unochapecó participa da Fórmula SAE Brasil

Texto Andressa Pomagerski*

Dez estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Unochapecó têm em suas mãos uma grande responsabilidade: representar a Instituição em uma das maiores competições de automobilismo para acadêmicos. O evento acontece desde 2004 e é promovido pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE Brasil). A edição deste ano do Fórmula SAE Brasil aconteceu de 30 de novembro a 3 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP).

Para participar da competição, os estudantes desenvolveram o projeto e construíram um carro de alta performance, o Fórmula Uno. Dos três anos que o projeto existe na Unochapecó, esta foi a primeira vez que a equipe conseguiu cumprir todos os requisitos das provas estáticas, que avaliam vários itens do protótipo antes de ele ir para as provas dinâmicas.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Ademar Bender, os alunos que vivenciam essas experiências vão para o mercado de trabalho com um diferencial muito importante. "No laboratório, enquanto estamos construindo e testando, acabamos tendo uma visão muito limitada do todo, não há como saber o que vai acontecer quando o carro estiver na pista. E na competição eles adquirem uma visão totalmente diferente da relação entre projeto e produto final, além dos alunos estarem em contato direto com profissionais do mercado".

Uno

Próximos passos

Na competição deste ano, o Fórmula Uno alcançou o 29º lugar na classificação geral. Muitas coisas podem ser melhoradas no projeto, e essa é justamente a missão da equipe. "O trabalho do carro para o próximo ano já iniciou. Vamos fazer as alterações necessárias e aproveitar 2018 para testar todos os detalhes, assim teremos mais segurança na disputa e também um aproveitamento melhor", explica Ademar.

O ano vai ser corrido porque o planejamento para o carro de 2020 também vai iniciar logo. Enquanto um carro for montado, o projeto do outro será feito. Assim, a equipe terá mais tempo para acertar todos os detalhes. Outro objetivo é transformar a equipe em um projeto multidisciplinar, envolvendo outros cursos da Unochapecó. Nos próximos anos, novas vagas devem ser abertas aos estudantes.

*Estagiária, sob orientação de Diulia Soares
Formula uno