Equipe de Enfermagem é a campeã do Calouros em Ação

Inovação

Texto Gabriel Kreutz*

Neste semestre, vários estudantes iniciaram suas trajetórias acadêmicas na Unochapecó. Este momento, que pode ser assustador para quem está chegando, se torna inesquecível através do 'Calouros em Ação'. Com a atividade, que substitui o antigo trote, os estudantes de cada curso se unem para realizar ações que beneficiem a comunidade. Após a fase de concepção do projeto, planejamento e execução, nos dias 25 e 26 de junho os representantes dos cursos participantes realizaram as apresentações sobre o que foi desenvolvido para uma banca de jurados da Universidade.

A grande campeã desta edição foi a equipe 'É preciso viver', da turma A do curso de Enfermagem. Eles mobilizaram a comunidade para doar mechas de cabelo, para que fossem confeccionadas perucas que serão entregues para o grupo Viver Melhor Mulheres Mastectomizadas (Provim), ligado à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó. Através do contato com o grupo, as estudantes compreenderam que poderiam ir além na doação e passaram a arrecadar também turbantes e almofadas que servem como apoio e amenizam a dor das mulheres que passam por esse procedimento.

"Eu não tenho palavras para explicar a minha satisfação em participar desse projeto. Sempre queremos ganhar, mas independentemente do resultado, me sinto muito feliz por ter participado e feito um pouquinho por essas mulheres que ficam com a autoestima muito baixa. Nossa ação fez com que elas se sentissem bem e para nós isso é muito gratificante. Tenho certeza que estreamos com o pé direito na Universidade", relata a líder da equipe, a estudante Carme Lúcia Dutkercz.

Experiência transformadora

Se inscreveram no projeto 25 equipes neste semestre e além de pensar no tradicional projeto, eles também deviam englobar pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), movimento do qual a Unochapecó é signatária. "Uma das atividades que motivaram os estudantes durante a realização dos projetos foi a arrecadação de tampinhas e lacres. Conseguimos mais de 44 mil tampinhas de garrafas pet e 89 frascos com lacres de latinhas. Essa foi uma parceria com a ODS aqui da Uno, e também com a Unimed, que tem o projeto 'Eu ajudo na Lata', e que vai receber os materiais", explica a responsável pela Diretoria de Procedimentos Acadêmicos, professora Marizete Lemes da Silva Matiello.

A banca de jurados foi composta por membros da Universidade

A professora conta que todos os trabalhos apresentados atingiram o objetivo de trabalhar com sua área de formação e pelo menos um dos ODS. "O resultado foi muito positivo pois percebemos o envolvimento dos estudantes, professores e da comunidade. Para quem está entrando agora na Universidade é uma experiência transformadora, pois ela faz olhar para uma futura área de atuação, olhar para a comunidade e projetar algo que proporcione um melhoramento da comunidade a partir do conhecimento que é específico da formação", completa.

Para o coordenador da comissão dos ODS na Unochapecó, professor Sady Mazzioni, é importante que os estudantes, desde o seu ingresso na vida acadêmica, insiram nas suas atividades os conceitos que pretendem transformar a sociedade mais justa e igualitária. "A Universidade tem um papel fundamental na construção de uma sociedade melhor, e a Uno está dando uma contribuição importante na inserção desses conceitos na vida acadêmica. Nosso desejo é que esses conceitos ultrapassem as fronteiras da Instituição e consigam chegar de fato na comunidade, como todos os trabalhos apresentados conseguiram fazer", conclui.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Vencedor