Curso de Pedagogia expõe trabalhos em escola indígena

Texto Jessica De Marco*

Utilizar estratégias didáticas e pedagógicas adequadas à realidade do local onde se vive. Esse é um dos papéis do educador e, por isso, o curso de Pedagogia na Licenciatura Intercultural Indígena da Unochapecó busca formar professores e agentes da construção e reconstrução da comunidade. Esse é o foco do curso desde 2009 e os resultados de todo esse trabalho se transformaram em uma Mostra Pedagógica exposta na Escola Indígena Fennó, localizada no Toldo Chimbangue. Através da ação, foram apresentados os materiais produzidos durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Pedagogia III. O objetivo foi socializar os conhecimentos adquiridos durante esse importante momento, que alia teoria e prática.

Segundo a professora Silvia Maria Alves de Almeida, responsável pela atividade, o estágio é significativo tanto para os estudantes, quanto para as instituições que os recebem. Uma etapa de muitos desafios, mas principalmente de aprendizado. "Vivenciar esse momento com os estudantes e perceber o quanto todos se empenharam e se comprometeram com as crianças foi gratificante. A Mostra demonstrou o resultado desse processo assumido por todos e integra diferentes culturas", acrescenta Silvia.

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Suzi Laura da Cunha, afirma que o objetivo foi justamente socializar os projetos realizados durante o período de estágio. A disciplina consiste na realização de 20 horas de docência com turmas de educação infantil. "Foi um momento rico de troca de experiências, onde os estudantes socializaram suas angústias, mas, principalmente, seu aprendizado na realização do estágio de docência. Partilharam a satisfação em estar na sala de aula como professores pela primeira vez", destaca a professora.

Durante a atividade, os visitantes também conheceram os materiais didáticos pedagógicos produzidos pelos estudantes no período em que trabalharam com as crianças. Os trabalhos são dos acadêmicos da Pedagogia Regular e da Indígena.

Proposta inovadora

O curso de Pedagogia na Licenciatura Intercultural Indígena atende às demandas das terras indígenas Xapecó, Chimbangue, Pinhal, Imbu, Palmas e Kondá, localizadas nos municípios de Ipuaçu, Entre Rios, Abelardo Luz, Chapecó e Seara. A relevância do projeto está relacionada à sua pretensão inovadora no processo de formação de docentes.

A proposta é possibilitar conhecimentos que respondam aos anseios das comunidades indígenas. Assim, a Universidade demonstra, mais uma vez, estar cumprindo com sua missão de produzir e difundir conhecimento, visando o desenvolvimento regional e sustentável. O curso é ofertado pela Unochapecó desde o segundo semestre de 2009.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) Unochapecó
Pedagogia indigena