Estágio é a porta de entrada para o futuro

Texto Vanessa Marquezzan*

Fazer uma graduação é mais do que se preparar para a futura profissão. É ampliar nossos horizontes e crescer com os desafios diários. E para agregar ainda mais essa bagagem de conhecimento, os estudantes têm a oportunidade de realizar estágio e revolucionar a sua forma de aprender. Eu, Vanessa Marquezzan, estudante e estagiária da Unochapecó, sou prova disso. Há mais de um ano tenho a oportunidade de colocar em prática os aprendizados adquiridos em sala de aula. Mais do que nunca, tenho a certeza de que o estágio é a porta de entrada para o meu futuro.

Só na Unochapecó são 90 estudantes que fazem estágio não obrigatório. Além destes, a Universidade desenvolve convênios com outras empresas e instituições, proporcionando aos acadêmicos mais 630 vagas de estágio não obrigatório na região. Sou uma entre tantos. Quando entrei na Universidade em fevereiro de 2016 para cursar Jornalismo, não tinha noção do universo que existe no ensino superior e vi na realização de estágio a oportunidade de ir além do aprendizado entre quatro paredes. Em abril do mesmo ano, comecei a fazer atividade voluntária na Agência de Comunicação Integrada (Acin Jornalismo).

Um ano depois, fui contratada para realizar o estágio não obrigatório na Agência. Esse foi o meu primeiro contato com a profissão, e hoje percebo o tamanho de sua importância. No início tudo era novo, mas com o tempo e a convivência com os colegas isso se transformou em confiança e experiência. Em maio de 2018 surgiu outra oportunidade. Dentro da Unochapecó mesmo, na Assessoria de Imprensa. Novamente um ambiente diferente, mas rico em conhecimento, que acrescenta ainda mais na vida acadêmica e na forma de aprender.

Quando começo a pensar em tudo o que já passei, neste um ano e quatro meses de estágio, me vem à mente as lembranças da primeira vez em frente às câmeras, da primeira entrada ao vivo no rádio, da matéria publicada e assinada, das coberturas de eventos e de tantos outros desafios superados. Muito mais do que crescimento profissional, o estágio me proporcionou uma mudança na forma de ver o mundo e, principalmente, a profissão.

Neste sábado (18/08), comemora-se nacionalmente o Dia do Estagiário. Assim como eu, muitos acadêmicos da Unochapecó já passaram ou vão passar por essa grande experiência. Esse momento, tão especial para minha vida pessoal e o início da profissional, deixa marcas na Universidade e nas pessoas com quem convivo. Marcas estas, que me acompanharão pelo resto da vida.

Confira o vídeo produzido na Unochapecó para o Dia do Estagiário:

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco
Universidade