Estudante apresenta pesquisa em Portugal

Texto Natália Souza*

Alegria. Este é o sentimento do acadêmico de Jornalismo Renan Cesar Ribas, que participou do XV Congresso Ibero-americano de Comunicação (Ibercom). O evento, realizado bienalmente, ocorreu na Universidade Católica Portuguesa, de 16 a 18 de novembro, em Lisboa, Portugal.

O estudante, juntamente com a orientadora e professora Juceli Morello Lovatto, apresentou a pesquisa 'Comunicação em Saúde - o phármakon dos tempos midiáticos'. De acordo com a professora, a ideia surgiu a partir dos debates midiáticos sobre endemias e modos de vida em 2016. "A celeridade midiática impõe uma nova ordem: 24 horas no ar. A informação sem averiguação da precisão dos fatos pode se tornar um 'veneno', pois a compreensão do público, de forma massiva, ainda é a de que a informação jornalística carrega a essência da verdade", explica.

Renan aponta que existem poucos materiais sobre o assunto, o que torna o trabalho ainda mais importante. "A pesquisa surge em um momento que a comunicação em saúde está presente nas diversas plataformas de mídia", afirma.

Sobre a experiência, a professora Juceli destaca que ter a possibilidade de mostrar uma pesquisa realizada no âmbito da graduação, com a participação de um estudante, foi gratificante. "É o caminho que abrimos para novos pesquisadores e para fortalecer o debate na área da Comunicação em Saúde, já que o tema está sendo discutido no âmbito da comunicação mundial, mas ainda timidamente no Brasil", conta.

Para o estudante, o congresso o fez refletir a importância da comunicação e a universalidade da linguagem. "Conversar com pesquisadores como a professora da Faculdade de Letras na Universidade de Coimbra, Isabel Ferin Cunha; com o professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Muniz Sodré, entre outros, reforça ainda mais a minha vontade de seguir na vida acadêmica", ressalta.

Sobre as reações ao trabalho, a orientadora exaltou a curiosidade dos participantes sobre o assunto. O evento recebe pesquisadores de várias nacionalidades, como brasileiros, peruanos, mexicanos e colombianos. Prosseguir com o trabalho é um dos objetivos de Renan. O estudante também não descartou a participação em outros congressos. "Para o próximo ano pretendo seguir pesquisando sobre a Comunicação em Saúde na execução do Trabalho de Conclusão de Curso", afirma.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Ilka Goldschmidt e Ana Bourscheid