Estudante da Unochapecó recebe reconhecimento por apresentação de trabalho

Texto Vanessa Marquezzan*

Construir um equipamento com funcionamento automático, que possibilite a confecção de bobinas utilizadas em elementos magnéticos, como transformadores e indutores, é o desafio do estudante de Engenharia Elétrica da Unochapecó, Ricardo André Herbert. Na última semana (23 a 25/10), ele apresentou seu projeto no X Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica (SPIC), na Unicuritiba, em Curitiba. O evento reuniu mais de 600 participantes de 17 instituições de ensino. Foram apresentados cerca de 400 trabalhos de iniciação científica e os melhores, entre eles o de Ricardo, receberam Menção Honrosa.

Ele apresentou os resultados parciais que já foram desenvolvidos no projeto 'Implementação de uma bobinadeira para construção de transformadores e indutores de baixa potência'. A pesquisa é orientada pelo professor Gleyson Luiz Piazza. O projeto tem apoio do Programa de Bolsas de Estudo da Educação Superior de Santa Catarina (Uniedu) e do curso de Engenharia Elétrica. Ricardo também participa do Grupo de Desenvolvimento Tecnológico (GDT) da Unochapecó.

A Menção Honrosa, para o estudante, é o reconhecimento pelo trabalho científico desenvolvido. Recebê-la é satisfatório e estimulante para futuros trabalhos acadêmicos. "Os eventos científicos são uma forma ímpar de trocar informações contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades", ressalta.

Na mesma ocasião, outro acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da Unochapecó, Lucas Adriano Maciel dos Santos, também apresentou seu trabalho de iniciação científica. O projeto intitulado 'Estudo e Implementação de um Kit Didático para Análise de Séries de Fourier', é orientado pelos professores Fernando Tosini e Gleyson Luiz Piazza.

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco
Mencao honrosa