Estudante de jornalismo tem artigo publicado na revista Compolítica

Texto Jaicieli Telles*

A pesquisa científica sobre a comunicação do Governo Ledônio Migliorini em Chapecó (1983-1988),  produzida pela estudante de Jornalismo Liziane Vicenzi, com a orientação do professor Vagner Dalbosco, ganhou repercussão nacional. O artigo científico produzido a partir desta pesquisa foi publicado na Compolítica, revista semestral da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. Há 10 anos no mercado, a revista é a principal referência para pesquisadores desta área.

Durante dois anos os pesquisadores analisaram as capas do jornal Diário da Manhã, periódico que circulou em Chapecó entre 1979 e 2008. Nas 147 capas analisadas foram encontrados 176 conteúdos referentes à administração municipal, sendo que algumas edições apresentaram mais de um conteúdo do governo na capa. A pesquisa foi desenvolvida através do Núcleo de Iniciação Científica “Jornalismo e Desenvolvimento Regional”.

Para Liziane, ter seu artigo publicado em uma revista de renome nacional é gratificante. "A sensação é de esforço recompensado, pois foram dois anos de pesquisas. Posso afirmar que a Iniciação Científica vale a pena e que é possível somar um conhecimento que vai além da sala de aula", afirmou. Segundo o professor Vagner Dalbosco, orientador de Liziane, a pesquisa insere o universitário em uma realidade que poucos conhecem. "A  maioria dos estudantes frequenta as aulas, mas acaba se dedicando a iniciação científica somente no final do curso, na hora de realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Quando o resultado da pesquisa é publicado em algum evento científico ou revista, o artigo adquire uma importância significativa,  não fica restrita apenas ao âmbito da instituição".

Os resultados obtidos pela pesquisa de Liziane demonstraram que o referido jornal foi determinante para a construção da imagem pública do Governo Migliorini, configurando-se como um aliado na exposição predominantemente positiva das ações da administração pública e na promoção pessoal do prefeito.

A pesquisa

Preencher uma lacuna nos estudos que visam entender a relação entre a comunicação governamental e a mídia em Chapecó, foi a justificativa da pesquisa. Há, portanto, uma relevância do estudo, que se soma aos demais trabalhos realizados no campo da comunicação os quais buscam resgatar a trajetória da comunicação política e governamental do país.

A prefeitura de Chapecó foi administrada por Ledônio Migliorini, primeiro gestor da cidade pós-redemocratização do Brasil, entre os anos de 1983 e 1988. A pesquisa traz à tona informações acerca do próprio contexto político da época. O estudo é a sequência de uma pesquisa realizada em 2014 que analisou a comunicação institucional no governo de Migliorini em Chapecó, identificando a estrutura de comunicação governamental, as peças de comunicação produzidas e a imagem-conceito que se buscava construir.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a orientação de Ilka Goldschmidt