Estudante tailandês aprende português na Uno

Texto Juliane Bee*

Aprender um novo idioma é embarcar em um mundo sem volta. Conhecer lugares novos, pessoas diferentes e ter acesso a outras culturas são algumas das possibilidades quando se aprende uma nova língua. Buscando a integração entre estrangeiros e a comunidade, o Laboratório de Línguas da Unochapecó (Lablin) está ministrando aulas de português ao estudante intercambista Thyme Masethien, que encarou os 17 mil quilômetros de distância que separam o Brasil e a Tailândia para aprender mais sobre a cultura brasileira. Ele veio para o país através de um projeto de intercâmbio do Rotary e no período de 10 meses ficará hospedado na casa de uma família chapecoense.

A estudante do quinto período de Letras, Jeane Biasus, auxilia a professora Rosane durante as aulas de português. Ela conta que se interessou em participar por gostar da cultura oriental. "Nunca tive experiência lecionando, então resolvi aproveitar essa oportunidade para fazer uma troca cultural e ganhar mais confiança como professora".

Falado por 244 milhões de pessoas em todo o mundo, o português é a quinta língua mais usada na Internet e a terceira nas redes sociais como Facebook e Twitter. Foi exatamente a vontade de aprender esse idioma tão popular que levou o estudante do segundo ano do ensino médio, Thyme Masethien, a se interessar pelas terras tupiniquins.

ssss

Além da língua portuguesa, o jovem também vai levar para seu país um pouco da culinária brasileira. O estudante adora cozinhar e aproveita para treinar o idioma escrevendo receitas em seu caderno. Para ele, a maior diferença entre os dois países, além do como se comunicam e da gastronomia, são as pessoas. "Aqui as pessoas são muito amigáveis, elas sorriem o tempo todo".

O Lablin é um projeto de extensão do curso de Letras com diversas ações junto à comunidade interna e externa da Unochapecó, como no caso de Thyme. O estudante secundarista procurou o laboratório para que o auxiliasse em sua comunicação na escola. De acordo com a professora Rosane Silveira, as aulas são ministradas por acadêmicos e acompanhados por um professor responsável. "Essas atividades são uma oportunidade de aprendizado para os alunos do curso. Além de promover uma experiência positiva para os intercambistas durante sua passagem pelo Brasil, facilitando sua comunicação e apresentando a cultura local, nossos acadêmicos conseguem ter acesso a outras culturas, antes só estudadas em livros”.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert
Lablin