Estudantes ampliam conhecimentos na área de Biologia Marinha

Meio Ambiente

Nos dias 28 e 29 de abril, os estudantes do 3º período do curso de Ciências Biológicas da Unochapecó tiveram o contato na prática com a Biologia Marinha. Acompanhados pelos professores Adriano Dias de Oliveira e Sandra Mara Sabedot Bordin, eles realizam uma viagem de estudos para o Parque Municipal da Lagoa do Peri, em Florianópolis. Com o estudo prático, foi possível articular os conhecimentos adquiridos em aula nas disciplinas de Zoologia II e Botânica de algas, briófitas e pteridófitas.

e4363As atividades começaram com uma visita ao projeto Lontra, que tem por objetivo a recuperação, conservação e ampliação do conhecimento técnico-científico de lontras e outros animais da família Mustelidae. Na sequência foi feita a coleta de animais marinhos e algas pela orla da praia da Armação. Foram recolhidos macroalgas de ambientes costeiros para a elaboração de um herbário, assim como a coleta de equinodermos, cnidários, moluscos, poliquetas e crustáceos marinhos. Também os estudantes aprofundaram os conhecimentos sobre macroalgas através de uma palestra com a bióloga Manuela Batista.

Lagoa do Peri

O parque foi criado em 1981 e está situado ao sul de Florianópolis, junto às praias da Armação, do Pântano do Sul e do Morro das Pedras, distante 24 km do centro de Florianópolis. A Bacia Hidrográfica da Lagoa do Peri constitui o principal manancial de água potável da ilha de Santa Catarina e abastece milhares de pessoas. Considerando sua grande importância, a garantia para que ela possa continuar assim depende da conservação de todo o complexo ecológico.

erewrer

stewtwe