Estudantes assinam contrato de estágio com a Chapecoense

Mercado

Estudantes do curso de Jornalismo e Produção Audiovisual da Unochapecó assinaram, na terça-feira (30/09), um contrato de estágio não obrigatório com a Associação Chapecoense de Futebol (ACF). Essa oportunidade é resultado de um convênio firmado entre a Universidade e o Clube, com o objetivo de proporcionar aos estagiários uma experiência na área de assessoria de comunicação institucional dentro do esporte.

A estudante selecionada de jornalismo, Alessandra Zuanazzi Seidel, irá auxiliar em atividades de produção de textos e outros conteúdos informativos, incluindo os do programa semanal da ChapeTV. Já o contrato do selecionado de Produção Audiovisual, Ábner Fonseca Steffen, prevê atividades na produção do programa semanal da ChapeTV como elaboração de roteiro, produção e edição. Os acadêmicos foram contratados para trabalhar 20 horas semanais, com duração máxima de dois anos.

Alessandra avalia este estágio como uma oportunidade única para colocar em prática os ensinamentos de sala de aula. "Estar dentro de um clube de Série A, é um privilégio e permite uma maior visibilidade do meu trabalho. Atuar nessa área esportiva é algo com o qual me identifico, pois quero seguir nisso após formada" afirmou.

Para o coordenador do curso de jornalismo Vagner Dalbosco, essa parceria é uma porta que se abre para os estudantes, permitindo que novas contratações na Chapecoense sejam assinadas. "Nos últimos anos tem crescido o interesse pelo jornalismo esportivo por parte de estudantes que ingressam no curso. É perceptível o quanto a Chapecoense gera esse impacto nos acadêmicos, influenciando-os a seguir carreira nessa área", enfatizou.

Chape

A seleção

O processo seletivo para as 02 vagas de estágio na ACF estabelecia, através de edital, alguns pré-requisitos, entre os quais o período do curso, sendo permitida a inscrição de acadêmicos de jornalismo matriculados a partir do 5º período, e de Produção Audiovisual a partir do 2º período.

A primeira etapa do processo exigia a entrega de uma produção acadêmica na área do esporte. Os estudantes de jornalismo precisaram entregar um release ou reportagem impressa, produzida em alguma disciplina do curso e os acadêmicos de Produção Audiovisual deveriam entregar um vídeo de 30 minutos, com produção individual ou coletiva.

Da entrevista, última etapa da seleção, participaram seis alunos de jornalismo e dois estudantes de Produção Audiovisual. O processo finalizou com a divulgação do resultado no dia 22 de agosto. Os estagiários contratados serão remunerados com bolsa no valor correspondente a 50% da mensalidade do seu curso de graduação, além de auxilio transporte e direito a 30 dias de recesso a cada ano de estágio.

Colaboração: Acin Jornalismo

UnochapecÓ