Estudantes buscam soluções inovadoras durante o Projeto Desbravador

Texto Gabriel Kreutz*

Estar na Universidade representa inúmeras possibilidades. Uma delas, que a Unochapecó incentiva, é o desenvolvimento de ideias inovadoras. Em sua terceira edição, este ano, o Projeto Desbravador Uno Startup possibilitará aos estudantes dos cursos de Administração, Ciência da Computação e Sistemas de Informação desenvolver projetos com a temática 'Smart Cities - Smart Campus'. O evento iniciou na última quinta-feira (16/08), e segue até sábado (18/08), com a definição dos vencedores.

O tema representa o momento que a Unochapecó está vivendo, de pensar a Universidade de forma inteligente e sustentável. ''A experiência que eles terão aqui será maravilhosa, é uma imersão no mundo do empreendedorismo, da inovação e das startups. Eles vão trabalhar com metodologias incríveis, que fazem parte da rotina das grandes empresas que trabalham com inovação'', ressalta a coordenadora do curso de Administração da Unochapecó, professora Cleunice Zanella.

A professora destaca ainda que os estudantes também estão participando do Desafio do Conhecimento, edital da Unochapecó que trabalha com a mesma temática a área da inovação. ''O Desafio do Conhecimento vai premiar as melhores ideias por curso da Universidade. Entendemos que os três cursos juntos podem ter ideias melhores do que se pensado individualmente. Os três grupos finalistas serão indicados para participar do Desafio do Conhecimento. Um finalista por curso'', explica.

Programação

fwwefwefNa quinta-feira foi apresentado o que é o projeto e o que é uma startup. Também foram formadas as equipes, que são compostas por três pessoas, com um representante de cada curso. ''Os grupos também realizaram o 'Pitch', ou seja, uma apresentação da ideia em até três minutos. Os demais participantes, então, votaram e escolheram as melhores ideias para serem trabalhadas no decorrer desta sexta e no sábado'', conta Cleunice.

Eles tiveram, ainda, uma oficina sobre Canvas, e nesta sexta-feira (17/08) já começam a desenvolver o modelo de negócio, trabalhar a validação dele e encaminhar para a definição do modelo de produto ou serviço que vai ser desenvolvido. No sábado de manhã ocorre uma capacitação de 'Pitch' e de tarde ocorre a apresentação final de cada grupo, com a avaliação de uma banca externa, que definirá os projetos vencedores.

Primeira experiência

O estudante do segundo período do curso de Sistemas de Informação da Unochapecó, Daniel Mergen, está apenas no início do curso, mas com disposição de aplicar os conceitos adquiridos em sala de aula.

''Recebi o e-mail da coordenação do curso convidando para o projeto e decidi participar, pois achei muito interessante a ação de desenvolver uma ideia para colocar ela em prática. O trabalho em equipe, com estudantes de outros cursos, também é legal, além do contato com acadêmicos de outros semestres. Como estou iniciando agora no curso é legal esta aproximação''.

Daniel acrescenta que o tema trabalhado possibilita diversas opções que podem ser desenvolvidas. ''O tema do evento está muito em alta e é possível desenvolver muitas coisas. Na minha área, que trabalha com programação e desenvolvimento, tem muito que pode ser feito, só cabe à nossa criatividade. Espero que seja uma experiência bacana, que saia um projeto legal. Não que a gente precise ganhar, mas que o nosso projeto tenha uma boa avaliação'', completa.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Start up