Estudantes da Uno realizam intercâmbios em quatro países neste semestre

Profissão

Texto Ana Vertuoso*

Se uma viagem internacional já é uma das experiências mais transformadoras que alguém pode ter, imagine então como é passar seis meses estudando em outro país. Neste semestre, oito estudantes da Unochapecó terão esta oportunidade única, devido aos programas de mobilidade acadêmica oferecidos pela Assessoria de Relações Internacionais (Arni) da Universidade.

Apesar da maioria dos intercambistas escolherem cursos em Portugal, por conta da afinidade com a língua, outros seguem caminhos diferentes. Alguns dos estudantes que viajam agora, irão embarcar em direção à Espanha, Itália e Chile. Este é o caso do acadêmico de Engenharia Química, Vitor Follmann Santos. O jovem iniciaria o 8º período do curso aqui na Uno, mas optou por passar um semestre na Rovira i Virgili, na cidade de Tarragona, na Espanha. Uma experiência que, segundo ele, não será recompensadora somente para sua profissão.

"Acho que, primeiramente, o intercâmbio agrega como ser humano, já que vou conhecer novas culturas e pessoas. Também agrega profissionalmente porque será algo que vai estar no meu currículo, o que é uma vantagem na hora de continuar os estudos ou procurar um emprego", comenta.

Vitor não é o único que pensa assim. Para a analista da Arni, Liana Sonza, grande parte dos estudantes que passam por um intercâmbio voltam para a Universidade diferentes. "A experiência é única para cada estudante e agrega um maior amadurecimento, senso de responsabilidade, saber entender e aceitar novos hábitos e culturas, interagir com os mais variados tipos de pessoas e, também, como se portar em situações até então atípicas. Com isso, eles estão melhor preparados para o mercado de trabalho".

Além da escolha da universidade, o momento da realização da mobilidade também é muito importante para um bom aproveitamento. Vitor, por exemplo, já tinha pensado em passar pelo processo antes, mas decidiu esperar. "Eu queria fazer a mobilidade antes, mas preferi esperar um pouco para ver como são os conteúdos mais complexos aqui e entender melhor a engenharia química em português, para depois aproveitar melhor a viagem. Assim, já vou sabendo o que falta aprender, o que vou ter que correr atrás".

Mesmo com todos os desafios de uma viagem internacional, que variam das disciplinas estudadas até a língua utilizada no dia a dia, não é com isso que ele está preocupado. "Eu embarco esta semana, e estou mais nervoso porque é a minha primeira vez viajando de avião", brinca Vitor.

Como participar

A Unochapecó possui 32 parcerias com universidades de 12 países diferentes, e disponibiliza editais de mobilidade acadêmica no início de cada semestre. Para participar, os estudantes precisam estar regularmente matriculados em alguma graduação da Uno, tendo concluído entre 40% e 90% do curso, e possuir média acadêmica igual ou superior a seis. Além disso, é necessário ter no mínimo 18 anos e não estar pendente com o setor financeiro da Universidade. Para viajar no próximo semestre, as inscrições podem ser efetuadas por meio do formulário online, até a próxima segunda-feira (02/09).

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Mobilidade academica