Estudantes da Uno são classificados no maior congresso de comunicação do país

Texto Alana de Bairros*

O Intercom 2020, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), será realizado de forma online devido à pandemia de Covid-19, e reunirá estudantes, professores e pesquisadores da comunicação das cinco regiões brasileiras ao longo do mês de outubro.

No dia 15/09 foi divulgado o resultado das avaliações dos produtos inscritos na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que integra o Intercom e premia os melhores trabalhos experimentais realizados durante a graduação. Entre os classificados para o principal congresso de comunicação do país, estão seis produções de estudantes do curso de Jornalismo, e duas criações de acadêmicos de Produção Audiovisual

Paula Taffarel Benetti, egressa de Jornalismo, teve sua reportagem multimídia “Insetos e Memórias” classificada para concorrer entre as melhores produções laboratoriais em Jornalismo Digital da região Sul. A produção foi resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido em 2019. Para ela, a dedicação e empenho foram fundamentais para a qualidade do conteúdo.

“É um trabalho que além de contar a história do Museu Entomológico Fritz Plaumann e do seu criador de uma forma atrativa, ressalta a importância de cuidar desses espaços que fazem parte do patrimônio histórico e cultural. Foi feito com muito amor e me senti realizada com o produto final”, comenta.

Já Rafael Chiamenti Pedroso, estudante do 4º período de Jornalismo, foi classificado com uma produção do seu primeiro semestre no curso. Na categoria de Fotojornalismo, Rafael representará a instituição com o ensaio fotográfico “Âncora”, que retrata uma história gradual da ansiedade, desde o princípio até o ápice, e depois, no fim da crise. Segundo ele, o sentimento é de felicidade e gratidão pela oportunidade de mostrar o trabalho e os ensinamentos colocados em prática.

“Fico feliz em trazer um assunto importante nas fotografias e fazer com que as pessoas se vejam, se observem e se sintam representadas. É um sentimento de orgulho ver todo o estudo e a dedicação para realizar o ensaio e ele ser reconhecido como um dos melhores trabalhos da Expocom Sul”, ressalta.

Bruna Boita Meoti, estudante do 4º período de Produção Audiovisual, selecionada com a fotonovela Lets Petits Rats, afirma que ficou surpresa com o resultado. “Meu propósito com a produção foi narrar a história por trás dos quadros do pintor Edgar Degas, conhecido como o pintor das bailarinas. Eu quis contar uma parte da história que muitas pessoas não conhecem”, relata. Além disso, ela conclui que o planejamento e o engajamento com a modelo foram essenciais para a qualidade do trabalho.

Conforme a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Angélica Lüersen, há um incentivo da parte dos professores para que os alunos reconheçam a relevância de expor seus trabalhos à apreciação externa. “Esse resultado gera em nós uma alegria muito grande, pois são produções que representam nossa Instituição, produzidos por nossos estudantes. A indicação dos trabalhos mostra que temos uma produção com qualidade e potencial”, explica.

O público em geral pode assistir as apresentações, basta inscrever-se como ouvinte até sexta-feira, dia 25/09, no Portal Intercom. Os valores da inscrição para estudantes de graduação e recém-graduados é de R$ 20,00. Para pós-graduandos, o custo é de R$ 30,00. Professores, pesquisadores e profissionais pagam R$ 40,00.

Classificados da Unochapecó

Fotonovela: Lets Petits Rats

Líder: Bruna Boita Meoti

Produção Audiovisual para Mídias Digitais: Uno Ciência: experiência audiovisual