Estudantes da Uno vivenciam a experiência de um intercâmbio

Texto Vanessa Marquezzan*

De malas prontas, documentos na mão e sonhos na bagagem. Será uma longa jornada para os 16 estudantes da Unochapecó que realizarão intercâmbio por um ou dois semestres este ano. O momento é de muitos desafios por estar em um local totalmente diferente, mas especialmente de oportunidades e aprendizado. Todos embarcam ainda em fevereiro com destinos a Portugal, Itália, Colômbia ou Espanha, por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica desenvolvido pela Assessoria de Relações Internacionais (Arni) da Unochapecó.

idhnfOs acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Engenharia Mecânica, Direito, Letras, Educação Física, Jornalismo, Odontologia, Engenharia Civil e Administração representarão a Universidade tanto na América quanto na Europa. Eles estarão presentes no Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Beja, Universidade do Porto, Universidade Portucalense, Universidade Macerata, Universidade do Minho, Universidade de Santo Tomas e Universidade Rovira i Virgilli.

sfdgfRealizar um intercâmbio não é apenas uma grande oportunidade para eles, mas também para a Unochapecó, que fortalece o seu Programa de Mobilidade Acadêmica e sua missão de internacionalização. "Entre os objetivos do Programa está a formação e o desenvolvimento de profissionais que possam exercer suas atividades em qualquer parte do mundo, que sejam protagonistas de um momento fundamental para os rumos da humanidade, e que vê, na educação intercultural, uma forma mais rápida e eficaz de buscar a cidadania global", comenta a analista da Arni, Liana dos Santos.

O intercâmbio é um diferencial para o estudante no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências específicas na área de conhecimento. E fora todas essas vantagens, é um momento único para conhecer novos lugares e fazer novos amigos. "Mudar de país, de casa e principalmente deixar os amigos e família de lado não é fácil. Mas com certeza irei para uma faculdade que irá me proporcionar um conhecimento enorme e, além disso, tenho certeza que irei crescer como pessoa. Quero poder estudar e trazer de volta para o Brasil uma nova cultura e um novo conhecimento", destaca a estudante do curso de Jornalismo da Unochapecó, Kaciéli Perin, que já está à caminho de Portugal.

inter

Os estudantes interessados em realizar intercâmbio devem ficar atentos aos editais lançados pela Arni, duas vezes por ano, em março e agosto. Além disso, a Universidade também oferece outros programas de curta duração, missão acadêmica e estágios no exterior. Mais informações estão disponíveis no site da Arni e no Facebook.

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco
viagem