Estudantes da Unochapecó participam de competição nacional

Inovação

Foram dois anos de preparo para uma competição que era inédita para a Unochapecó. Esforço que valeu a pena e garantiu para a equipe formada por dezenove estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Produção da instituição, a 17ª colocação na competição nacional Fórmula SAE, classificando a Fórmula Uno à frente de equipes experientes. Disputando lado a lado com 29 equipes de universidades de todo o país, o evento aconteceu no mês de outubro no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), na cidade de Piracicaba – SP.

O Projeto Fórmula SAE é uma competição de desenvolvimento de produto, onde os estudantes de graduação devem conceber, projetar, fabricar e competir com pequenos carros de corrida estilo Fórmula 1. Esta é a maior competição do mundo entre estudantes de engenharia. Atualmente, o evento ocorre na Alemanha, Austrália, Brasil, Estados Unidos, Hungria, Inglaterra, Itália, Japão e Rússia onde são reunidas as melhores equipes de cada país.

ddConforme o estudante do curso de Engenharia Mecânica Lucas Miotto, como era a primeira participação a falta de informação e de experiência na competição foram os pontos que mais pesaram. Em contrapartida, os elogios recebidos por parte dos organizadores demonstrou a boa classificação do grupo. “Fazer um carro, ainda mais um protótipo de corrida não é fácil mas não é impossível. Com muito estudo e dedicação mostramos ainda mais serviço para o próximo ano. A equipe já está toda empenhada no projeto Fórmula Uno 2015”, conta Lucas.

Processo Seletivo

O Fórmula Uno está com inscrições abertas para o processo seletivo. Os estudantes interessados em se inscrever para integrar a equipe devem acessar o link e responder o questionário de seleção, até esta quinta-feira, 20 de novembro. Podem participar acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Produção, Administração, Ciências Contábeis, Design e Publicidade e Propaganda. O resultado dos classificados será disponibilizado no dia 25 de novembro na página do facebook da equipe e no e-mail dos candidatos.

De acordo com o capitão da equipe, Leonardo Freiberger, o projeto Fórmula Uno visa aproximar os acadêmicos da realidade profissional, tornado-os mais preparados para os desafios que serão enfrentados após a formação. “Pra quem gosta de colocar seus limites à prova todos os dias, de grandes emoções, desafios e carros de corrida este é o lugar certo. Fica o convite aos interessados que façam sua inscrição pela internet e venham fazer parte desse time de campeões”, salientou Leonardo.

Nacional
Fórmula uno