Estudantes de 28 cursos colam grau em formatura institucional da Uno

Texto Jessica De Marco*

Após percorrerem uma trajetória de muito esforço e dedicação, 238 estudantes da Unochapecó receberam o tão sonhado diploma durante a formatura institucional da Universidade. A cerimônia, realizada duas vezes por ano de forma gratuita pela Instituição, aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês e reuniu formandos de 28 cursos. Também participaram do evento, dirigentes da Universidade, professores, familiares e amigos, em um momento de muita alegria e emoção.

Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, a iniciativa da Universidade promove a confraternização entre os cursos, além de possibilitar que os estudantes participem de uma cerimônia de formatura preparada com muito carinho pela Instituição. "Para nós, esse é um momento de alegria, porque sabemos que colocamos no mercado profissionais de qualidade e que vão cumprir um papel muito importante na sociedade", comenta.

A solenidade deste ano ocorreu em dois momentos. O primeiro iniciou às 18h30, com a formatura dos cursos da Área de Ciências Sociais e Aplicadas (ACSA) e da Área de Ciências da Saúde (ACS): Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Visual, Tecnologia em Produção Audiovisual, Design de Moda, Educação Física, Nutrição, Tecnologia em Gastronomia, Fisioterapia e Odontologia.

sfdsf

Para a formanda do curso de Ciências Contábeis, Edaiane Comonelli, a colação de grau representa a conclusão de um objetivo de vida. "É uma meta que eu tracei para a minha vida e que a Unochapecó possibilitou concluí-la", destaca a formanda, comentando ainda o sentimento de vitória por encerrar essa importante etapa.

Às 20h30, foi a vez dos formandos dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Sistemas de Informação, Matemática, Direito, Letras, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Artes Visuais, que fazem parte da Área de Ciências Exatas e Ambientais (ACEA) e da Área de Ciências Humanas e Jurídicas (ACHJ), colarem grau.

A coordenadora adjunta do curso de Psicologia, professora Maria Carolina da Silveira Moesch, também participou da comemoração. Ela considera a formatura institucional um diferencial da Universidade, importante para reunir colegas, familiares e professores. "A formatura é uma passagem para outra fase da vida. Por outro lado, é um momento para olhar pros familiares e colegas e mostrar aquilo que se conseguiu conquistar", acrescenta.

A próxima formatura institucional da Unochapecó acontece em agosto de 2017.

dsfds

fsfds