Estudantes de 37 cursos participam da Formatura Institucional da Unochapecó

Texto Gabriel Kreutz*

Quando decidimos cursar uma graduação, damos início à um novo ciclo. Dentro dele, muitos desafios, novas experiências, lembranças e grandes amizades se acumulam. Quando finalmente chega o fim do curso, a formatura é momento de relembrar toda a trajetória, e ter a certeza de que tudo valeu a pena. Na Unochapecó, chegou o momento de celebrar o fim desse ciclo para mais de 300 estudantes, de 37 cursos, que vão participar da Formatura Institucional.

Neste semestre, a novidade é que as colações de grau serão serão realizadas em quatro noites, entre os dias 20 e 23 de agosto. Em cada dia, será realizada a formatura dos cursos de uma àrea do conhecimento da Universidade. Assim como nas duas últimas edições da Formatura, agora esta solenidade tão especial é realizada dentro da Uno, no Salão Nobre da Instituição.

A Uno entende que a conquista do diploma é um momento muito especial, e merece uma celebração à altura, por isso, realiza no início de todos os semestres a Colação de Grau Institucional. Nela, a Universidade organiza todo o evento e disponibiliza gratuitamente as becas aos formandos.

"A formatura é um dos mais importantes momentos da vida do estudante. A Unochapecó compreende bem esta condição e por isso criou a formatura institucional, como forma de oficializar esta etapa com muito carinho e organização. Espera-se, desta forma, registrar na mente e nos corações este dia tão especial para nossos egressos", comenta o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

Chegar ao fim da graduação e poder ingressar no mercado de trabalho como profissional é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes. Para a futura engenheira civil, Marlusa Schäfer, que vai participar da primeira noite de formatura, este é o reconhecimento por todo esforço e dedicação. "Acho que nunca me senti tão orgulhosa em saber que sim, eu consegui, agora eu sou graduada, eu sou uma engenheira civil. Poder falar e ouvir essas palavras causa muito orgulho e emoção, não só a mim, mas também aos meus familiares, que estiveram ao meu lado todo o tempo. Acredito que agora, ao fim desse ciclo e o início de um novo, eu posso dizer com certeza que escolhi a profissão certa e que a Unochapecó foi essencial para a boa formação que tive", destaca.

Programação

Na terça-feira (20/18), ocorre a solenidade dos cursos da Área de Ciências Exatas e Ambientais (Acea): Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Química, Matemática, Engenharia de Alimentos, Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica.

Já na quarta-feira (21/08), é a vez dos formandos dos cursos da Área de Ciências Sociais e Aplicada (ACSA) colarem grau: Administração, Ciências Contábeis, Design Visual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Moda, Produção Audiovisual, Processos Gerenciais, Gestão Comercial, Logística e Marketing.

Na quinta-feira (22/08) participam da Formatura os cursos da Área de Ciências da Saúde (ACS): Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Gastronomia.

No último dia de Formatura (23/08), colam grau os formandos dos cursos da Área de Ciências Humanas e Jurídicas (ACHJ): Direito, Letras, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Artes Visuais, Biblioteconomia, Licenciatura Intercultural Indígena e Educação Especial.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Formatura institucional