Estudantes de Agronomia visitam comunidades rurais de Trindade do Sul

Comunidade

No início do mês, os estudantes do curso de Agronomia da Unochapecó estiveram no município de Trindade do Sul (RS) para realizar a aplicação do questionário social, econômico e ambiental da realidade rural do município. A atividade faz parte da disciplina de Estudos da Realidade Rural.

De acordo com o professor do curso, Juliano Vitória Domingues, a ação contou com uma mobilização importante do governo municipal, principalmente da Secretaria da Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente. Dessa forma, os estudantes tiveram condições de realizar as entrevistas nos diferentes locais do município. O prefeito da cidade, Odair Adílio Pelicioli, a secretária da Educação, Cassandra dos Santos, a assessora de Jornalismo e os motoristas estavam juntos para acolher os estudantes e para dar suporte às atividades.

Ao todo, foram visitadas oito comunidades rurais e entrevistadas 72 unidades de produção. As visitas aconteceram em propriedades rurais com produção de grãos em áreas extensas, produção de leite familiar, assentamentos rurais, agroindústrias, fruticultura e horticultura, imóveis rurais com famílias aposentadas, beneficiárias de programas da assistência social e minifúndios.

Agora, após a aplicação dos questionários nas diversas unidades de produção do município, será possível fazer uma sistematização das informações e compreender qual a forma estrutural e funcional que o município se organiza no meio rural. A partir desta tendência de organização no setor agrícola e no espaço rural será possível pensar em modos de potencializar aspectos que trazem benefício ao eixo econômico, social e ambiental e minimizar os problemas que trazem dificuldades ao desenvolvimento local do município.

Agronomia