Estudantes de Ciências Contábeis colocam teoria em prática durante viagem ao RS

Texto Mirella Schuch*

Liderança, comunicação e trabalho em equipe. Este foi o objetivo da viagem do curso de Ciências Contábeis, que integra o componente curricular Desenvolvimento de Atividade Comportamental (DAC). Ocorrida entre os dias 04 e 06 de abril, a viagem teve como destino as cidades de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, na região da Serra Gaúcha.

Os estudantes do segundo e quarto período do curso participaram de atividades ao ar livre, que exigiram a elaboração de estratégias, a tomada de decisões e o controle do tempo na execução das tarefas. Após, foi feita a análise das experiências, que foram relacionadas com a rotina do mercado de trabalho.

Para o organizador da viagem, o professor James Antonini, a viagem foi importante para o desenvolvimento de habilidades referentes à formação. "Proporcionou a experiência de liderar equipes, bem como de ser liderado, o planejamento e o respeito aos colegas", afirma.

A coordenadora do curso, professora Daniela Di Domenico, acredita que a viagem propiciou uma experiência inesquecível aos alunos, pois o momento possibilitou o conhecimento das oportunidades da vida universitária. "A vivência alinhada ao objetivo da disciplina proporciona momentos para aprender a trabalhar com perfis diferentes e ter contato com o mercado de trabalho", ressalta.

Para a estudante, Jessica Polli, o momento foi essencial para o entendimento do componente curricular DAC, pois coloca-se em prática a teoria aprendida em sala de aula, interagindo com personalidades diferentes. "A experiência permitiu conhecer nossos limites, praticar a empatia e ver o mundo corporativo de maneira mais ampla", salienta.

De acordo com o acadêmico do segundo período, Gabriel Chiarello, a viagem foi uma oportunidade para a união dos alunos, que antes separavam-se em grupos em sala de aula, e criou laços entre os integrantes. "Aprendi a confiar mais em meus colegas. A viagem agregou muito em meu comportamento com a turma, pois mal conversava com eles. Depois da viagem, cheguei na sala de aula e cumprimentei todos, em sinal de que a mudança seria levada para toda a minha vida", finaliza.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Viagem de estudos