Estudantes de Ciências Contábeis visitam empresas e espaços culturais em SP

Profissão

Jaine Rodrigues e Mirella Schuch*

Números, cálculos, relatórios. Estas palavras geralmente nos remetem a imagem de um contador. Mas a contabilidade, ao contrário do que se pensa no senso comum, vai muito além disso. Os processos organizacionais e produtivos de uma empresa também estão presentes na rotina deste profissional. E é justamente para compreender na prática a complexidade da profissão, que o curso de Ciências Contábeis da Unochapecó promoveu uma viagem à cidades do estado de São Paulo, que ocorreu entre os dias 22 e 26 de maio.

A viagem para São Paulo é um marco do curso. Ela é realizada anualmente ou semestralmente e está prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Nela, os estudantes do 5º e 6º período têm a oportunidade de conhecer grandes empresas vinculadas à área contábil do estado.

As cidades visitadas foram Cubatão, São Bernardo do Campo e São Paulo. Na chegada, visitaram a Feira do Brás. Também foi visitada a Bovespa, atual B3 Brasil, Bolsa, Balcão e alguns pontos históricos, como a Praça da Sé e a torre do Santander Banespa.

Em São Bernardo do Campo, onde ficaram hospedados, conheceram a planta da Volkswagen e tiveram acesso a uma linha de produção da montadora de automóveis. Já em Cubatão, os estudantes visitaram a Unipar Carbocloro, uma indústria de químicos.

A viagem à São Paulo ocorreu entre os dias 22 e 26 de maio

Segundo o professor Vanderlei Gollo, o objetivo da viagem foi proporcionar o contato dos estudantes com grandes organizações, em termos de layout, estrutura, organização e funcionamento, além de ser uma oportunidade para sair da região e conhecer novos lugares. "Em geral, eles têm conhecimento de empresas menores da região. A viagem é pensada justamente para que eles possam ter esta vivência em grandes empresas", afirma.

Para a coordenadora do curso, professora Daniela Di Domenico, a viagem possibilita que os acadêmicos conheçam um mundo além do que vivem. "A maior parte dos nossos alunos nunca teve oportunidade de sair da região de Chapecó. Quando vão para São Paulo, ficam fascinados. Isso é gratificante para nós", expressa.

Além da sala de aula

O fascínio citado por Daniela pode ser percebido na fala da estudante do  6º período do curso, Camila Marli de Souza, que voltou com as expectativas superadas. "Foi uma experiência única. Ter a oportunidade de acompanhar todo o processo produtivo de uma indústria de grande porte como as que visitamos, é fascinante. Ter diante dos seus olhos algo que por muito tempo você apenas pode imaginar como seria, é realmente uma sensação indescritível", relembra.

Camila considera importante que o curso promova esta viagem, pois é uma oportunidade de interagir e conhecer melhor os colegas de curso. “Acredito que a viagem resgata o companheirismo entre os que já se conhecem e nos proporciona a possibilidade de também fazer novas amizades, o que é importante tanto para nossa vida acadêmica, quanto para a profissional”, salienta.

Para o acadêmico do 5º período do curso, Ezequiel Roberto Preuss, o conhecimento de novas tecnologias utilizadas por esse ramo industrial é futurista. “A impressão que se passava era de um filme, onde as máquinas dominavam praticamente todo o ambiente fabril, sendo necessário pessoas apenas para operá-las e verificar o processo em seu estágio final para fins de garantia de qualidade e certificações do produto”, explica.

O colega de Ezequiel, do mesmo período, Eliseu André Bergamin, diz ter gostado de perceber na prática como funcionam os processos de empresas maiores. “Indo para outras cidades, podemos ver que há empresas muito grandes e se quisermos realizar a gestão delas, precisamos estar bem capacitados e ter conhecimento para não errarmos nas tomadas de decisões”, argumenta.

O professor Vanderlei percebeu a admiração dos estudantes ao ter contato com a estrutura e o nível avançado de tecnologia das empresas. Nas aulas são tratados temas como organização, utilização de tecnologias e sustentabilidade. "Falamos sempre em sala de aula sobre responsabilidade social e ambiental, e nos discursos de empresas que visitamos estas premissas são muito presentes", conclui.

*Estagiário da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Eliane Taffarel

Viagem de estudos