Estudantes de comunicação, design e moda debatem carreiras criativas

Texto Lucas Eduardo Liston*

Trabalhar em conjunto e discutir a lógica da vivência no mercado. Com esse objetivo, os cursos de comunicação, Moda e Design da Unochapecó promovem uma Aula Inaugural sobre "Carreiras Criativas". O tema será abordado pelo palestrante Guilherme Piletti, coordenador e curador de cursos da Escola Perestroika, designer de fluxos de aprendizagem, professor e palestrante.

A Aula Inaugural dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design, Moda e Produção Audiovisual Cinema e Vídeo, acontece hoje (15/08), às 19h, no Salão Nobre da Unochapecó. A coordenadora do curso de Jornalismo, Angélica Lüersen, ressalta a importância da criatividade e dinamicidade dentro da área de comunicação. "O Jornalismo está sempre se reinventando. O uso das novas tecnologias na rotina produtiva do jornalista faz com que ele precise constantemente se auto avaliar e pensar em sua inserção no mercado, além de ser um viés importante que qualifica a pensar e ter olhares diferentes nesse novo cenário", afirma.

Além de palestrar para os alunos, Guilherme fará uma oficina à tarde para os professores da área com o tema Criatividade e Aprendizagem. "Nós entendemos que era importante que tivesse essa qualificação para os professores, para pluralizar e pulverizar esse conhecimento", ressalta Angélica.

Pensando em refletir sobre o mercado atual, a organizadora do evento Valéria Feijó fala da importância do tema. "Faz muito sentido nós pensarmos sobre essas carreiras criativas. Tem coisas que os robôs, que a inteligência artificial não vai conseguir superar. Então eu acho que nós enquanto criativos e profissionais da comunicação estamos num momento fundamental onde é preciso parar e pensar sobre o nosso papel no mercado e o que vai nos diferenciar dos profissionais efetivamente", destaca.

*Estagiário da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel
Aula inaugural