Minha Uno
Menu Busca

Estudantes de comunicação participam do Intercom Sul em Porto Alegre

Educação

Texto Briann Ziarescki*

 

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) promove neste mês o evento científico que ocorre todos os anos e reúne acadêmicos, profissionais e pesquisadores da área. Nele, os participantes têm a oportunidade de compartilhar pesquisas e produções realizadas durante o ano de 2018. Nesta edição, a Unochapecó será representada por estudantes e egressos dos cursos de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda.

O Congresso integra o Intercom Júnior, no qual os acadêmicos inscrevem artigos científicos sob a orientação de professores da Universidade, e a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), em que há a oportunidade de inscrever produtos de diferentes formatos e gêneros.

A etapa regional, Intercom Sul, deste ano será realizada entre os dias 20 e 22 de junho, no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) em Porto Alegre. O congresso reunirá instituições de ensino superior do sul do país e tem como tema "Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia".

 

Submissão de trabalhos

Para o professor Alexsandro Stumpf, organizador da viagem, a grande mobilização realizada por parte dos coordenadores e professores dos cursos de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda foi crucial para o engajamento dos estudantes no evento. "Todos os trabalhos inscritos tinham grandes chances de serem aprovados na etapa regional. Por isso nós aqui da Instituição temos esse papel de selecionar um produto por categoria, mas todos tinham grande qualidade", explica.

Ao todo, 35 produtos foram inscritos internamente na Universidade. Destes, 27 trabalhos eram de acadêmicos de Jornalismo, oito de Publicidade e Propaganda e três de Produção Audiovisual. Após avaliação, 28 produtos foram selecionados internamente e indicados para representar a Unochapecó na Expocom, sendo 18 de Jornalismo, sete de Publicidade e Propaganda e três de Produção Audiovisual.

Das produções aprovadas na seleção interna, 18 foram selecionadas pela banca de avaliadores do Intercom Sul para competir, em suas respectivas categorias, pelo prêmio na Expocom. O curso de Jornalismo contou com 11 produções selecionadas, seguido pelo curso de Publicidade e Propaganda com cinco produtos e Produção Audiovisual, com dois produtos. Para o Intercom Júnior, foram aceitos dez artigos científicos do curso de Jornalismo e 15 de Publicidade e Propaganda.

A egressa de Jornalismo, Andressa Pomagerski, teve seu trabalho de conclusão de curso selecionado para competir na Expocom. A jornalista produziu um documentário com histórias das atletas da equipe juvenil da Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó (Agirc). Para ela, o desafio de realizar uma produção fora de sua área de conforto foi de grande aprendizado. "Todas as experiências ajudam a qualificar ainda mais o projeto e nos ajuda a sermos profissionais melhores", afirma.

Foi este mesmo motivo que levou o estudante de Produção Audiovisual, Guilherme Guimarães, a inscrever seu produto na Expocom. O roteiro de ficção, escrito para um curta-metragem, intitulado 'Os 5 Números', foi selecionado para representar a Universidade nesta categoria. Para o estudante, a curiosidade em ver o que os acadêmicos de outros estados e universidades estão produzindo, além da oportunidade de trocar experiências, foram incentivos para sua participação.

Já a estudante do curso de Publicidade e Propaganda, Thaís Pizzinatto, aponta que a principal motivação para inscrever o produto na Expocom foi demonstrar que é possível produzir pautas relevantes utilizando o audiovisual na publicidade. A seleção do trabalho, que tem como objetivo mostrar a inserção e atuação das mulheres no mercado publicitário de Chapecó, foi comemorada pela estudante e sua equipe. "Todo mundo ficou bem animado em poder levar esse discurso para frente, porque é algo que a gente acredita de verdade e acha que merece ter um espaço", conclui.

Além das apresentações dos produtos e artigos, o Congresso conta com uma extensa programação. São oferecidas aos estudantes 12 oficinas e um minicurso nas áreas de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade Propaganda. As oficinas serão conduzidas por especialistas de cada área e podem integrar atividades curriculares complementares (ACC's).

 

Próximas etapas

Os acadêmicos que tiverem seus produtos submetidos para a Expocom e passarem na etapa regional, irão competir na etapa nacional do Intercom que será realizada no mês de setembro, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Já os estudantes aprovados no Intercom Júnior, terão seus artigos científicos publicados nos anais do Intercom Sul.

 

*Estagiário da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

COMPARTILHE
TAGS
Intercom junior
Intercom
Expocom

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image