Estudantes de Educação Física e Design testam desempenho de App

Texto Juliane Bee*

Buscando soluções tecnológicas que possam suprir as necessidades do mercado de trabalho, o quinto período do curso de Design da Unochapecó desenvolveu uma pesquisa que visa a melhoria de interfaces de aplicativos digitais. Através do estudo, os acadêmicos avaliaram se os recursos disponíveis nos aplicativos influenciam no desempenho da prática esportiva. Para auxiliar a atividade, o primeiro período do curso de Educação Física foi convidado a testar o programa.

O trabalho interdisciplinar foi uma iniciativa dos professores Alexsandro Stumpf, que ministra a disciplina de Design de Interfaces Digitais, e do professor Altamir Trevisan Dutra, que leciona os Fundamentos da Educação Física. Segundo Alexsandro, a atividade é uma ótima oportunidade de aprendizagem para os futuros profissionais das áreas de Design e de Educação Física. "Os dois cursos estão sempre buscando soluções que tenham por finalidade a melhoria da qualidade de vida das pessoas", disse.

Pelo viés do Design, analisar a utilização de um aplicativo em seu contexto real de uso vai ao encontro dos objetivos de compreender a experiência do usuário, a fim de promover soluções de melhorias no design de interfaces digitais. Já na perspectiva da Educação Física, a possibilidade de conhecer novas tecnologias que possam motivar potenciais atletas e promover um melhor desempenho na prática esportiva, são fatores determinantes para a qualificação dos profissionais da área.

O aplicativo Strava foi definido como objeto de estudo. Os acadêmicos de Design analisaram a usabilidade dos recursos disponíveis, verificando o nível de satisfação dos usuários relacionando interação e interface digital, enquanto os estudantes de Educação Física testaram na prática o uso do aplicativo.

sss

A pesquisa

Na primeira fase da pesquisa, os estudantes de Design aplicaram um questionário aos participantes a fim de compreender se os acadêmicos de Educação Física já tinham experiência de uso com o aplicativo e se desenvolviam atividades físicas regularmente. Após a aplicação deste questionário, que também traçava o perfil dos estudantes, foi realizada uma atividade prática no Complexo Verdão.

Conduzidos pelo professor Everton Neckel, que ministra a disciplina de Esporte I, os acadêmicos fizeram uma corrida com duração de 12 minutos. Foi solicitado que o trajeto percorrido no tempo estipulado fosse gravado no aplicativo Strava, para posterior conferência do desempenho pessoal de cada um. Além do aplicativo fazer o registro de todos os usuários que percorreram determinado trajeto, por meio do sistema de posicionamento global (GPS), ele possibilita a visualização de desempenho dos demais colegas.

Após a realização da corrida, os estudantes foram submetidos a um segundo questionário, para averiguar quais recursos do aplicativo foram utilizados e o nível de satisfação da experiência de uso da interface. Posteriormente a coleta inicial dos dados, realizada no dia 22/03, os estudantes participantes da corrida serão monitorados durante 30 dias pelo aplicativo. O objetivo é diagnosticar se eles continuam utilizando o Strava e se a experiência de uso dessa tecnologia proporcionará um melhor desempenho da prática de corrida.

*Estagiária, sob a orientação de Greici Audibert
Integracao