Estudantes de Jornalismo conversam com profissionais da área

Texto Vanessa Marquezzan*

Ter aula no sábado nem sempre é algo animador, ainda mais se for o dia inteiro. Mas, quando se propõe uma atividade que tira todos da rotina e surpreende pelo conteúdo e, ao mesmo tempo pela informalidade, até mesmo o sábado passa a ter a melhor aula da semana. Assim foi com os estudantes de Jornalismo da Unochapecó que, no final de semana do dia 20 de maio, se reuniram para ouvir experiências de jornalismo on-line em um clube campestre de Chapecó.

A turma do terceiro período recebeu os profissionais que atuam na região: Cahê Mota, setorista da Chapecoense pelo Globo Esporte.com; Kaehryan Fauth, da MB Comunicações; Mateus Montemezzo, do Clic RDC; Ari Espindola Junior, do Ronda SC; e Suellen Santin, do Coletivo Tereza. A proposta da professora da disciplina, Angélica Lüersen, foi trazer o olhar de quem está inserido no mercado.

Os convidados puderam relatar suas vivências e estimular os alunos a pensar novas possibilidades e produções para o jornalismo. "O nosso jornalismo on-line ainda é muito tímido, pois a internet tem um potencial muito grande, mas nós ainda não sabemos explorá-la," completa Angélica.

Segundo os profissionais, a região de Chapecó tem pouco incentivo para a produção de conteúdo digital, pois ainda está muito ligada aos meios tradicionais. Além disso, o retorno financeiro é uma das dificuldades, mas aos poucos os veículos de comunicação on-line ganham mais espaço.

Os convidados deram dicas de como apostar na tecnologia e suas ferramentas. Utilizar a versão mobile no site, que permite a ele se adaptar a qualquer tela, e usar a ferramenta SEO para ajudar no rankeamento da matéria, por exemplo. Fazer um texto objetivo, leve, com um título chamativo e utilizar diferentes tipos de mídia também contribuem para dar maior visibilidade ao conteúdo.

Durante o período da tarde, foram apresentados vídeos desenvolvidos por jornalistas que trabalham na área digital em outras regiões do Brasil, como Felipe Sales e Luiza Morfim do TJ Ufsc, Clayton Nobre do Mídia Ninja e Gabriel Machado do Arquibancada SC. A ideia foi conhecer as experiências de diferentes locais para saber como o jornalismo na internet é visto e trabalhado em outras realidades.

Segundo a estudante de jornalismo, Pâmila Capelli, o bate-papo com profissionais da área possibilitou sanar dúvidas. "Gostei muito da aula de sábado. O encontro fora da universidade ajudou a gente a sair da rotina acadêmica," destaca. Para a professora Angélica, com esse tipo de atividade os estudantes percebem que o ambiente não é determinante, mas sim as discussões que são desenvolvidas.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Ilka Goldschmidt.
Mercado de trabalho
Jornalismo digital