Estudantes de Jornalismo recebem o Prêmio Expocom

Texto Vanessa Marquezzan*

O roteiro do documentário 'Acampamento Marcelino Chiarello: a terra que alimenta a resistência' venceu o Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), na modalidade roteiro de filme de não-ficção. O documentário foi produzido por estudantes do curso de Jornalismo da Unochapecó e apresentado durante o Intercom Sul, um dos maiores congressos de comunicação no Brasil. Neste ano, o evento foi sediado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), entre 15 e 17 de junho.

O filme foi produzido pelos acadêmicos Amanda Ferronato, Angélica Dezem, Darlei Luan Lottermann, Maria Joana Weber Giareton, Marina Folle Schielke e Jaqueline Dutra, durante a disciplina de Telejornalismo III, orientada pela professora Ilka Goldschmidt. Agora, eles participam junto com os demais premiados do Intercom Nacional, que ocorre em setembro, na Universidade Positivo de Curitiba.

Para Maria Joana, a teoria e os debates além da sala de aula foram fundamentais na elaboração e defesa do projeto, que concorria com outros dois roteiros. "Ser o melhor roteiro de não-ficção do Sul do país é discutir, debater e compreender as minorias", acredita a acadêmica.

O Intercom tem como proposta socializar as pesquisas e premiar os melhores trabalhos experimentais produzidos nas universidades. A Unochapecó esteve representada pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, através de 16 trabalhos inscritos no Intercom Júnior e cinco produções participantes do Prêmio Expocom.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Ilka Goldschmidt.

Expocom