Estudantes de Jornalismo visitam espaços culturais e midiáticos de Buenos Aires

Texto Alana de Bairros*

O contato com novas perspectivas e vivências transforma o ser humano. Ir além das fronteiras serve para ampliar os horizontes do conhecimento. Com o objetivo de agregar em experiências e visões de mundo, o curso de Jornalismo da Unochapecó promoveu uma viagem de estudo a Buenos Aires, entre os dias 15 e 21 de setembro. Estudantes de Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual também participaram da rota, que levou 39 estudantes à capital da Argentina para um intercâmbio acadêmico e cultural.

No roteiro, foram propostas visitas a meios de comunicação para possibilitar o contato com novas realidades midiáticas. Os estudantes estiveram nas rádios públicas Ciudad AM 1110 e La 2x4, e na Escola de Jornalismo Tea & Deportea, criada em 1987 e voltada ao jornalismo geral e esportivo. Além disso, conheceram o centro de impressões e a redação do Diário Clarín, jornal de maior circulação na América Latina.

Os estudantes visitaram vários veículos de comunicação na cidade

O contato abundante com a história, a arte e o patrimônio cultural se deu por visitas escolhidas pelos acadêmicos, que conheceram museus, catedrais, parques, estádios, praças, monumentos e ruas históricas. Além disso, puderam presenciar algumas manifestações políticas em espaços públicos. A estudante do 6º período, Valeria Cenci, conta que pôde observar o clima pacífico dos protestos e estimular seu pensamento crítico. "Os protestos que mais me marcaram foram os dos professores e dos catadores de lixo. Foi um momento de pensar na situação do nosso país e a forma como essas temáticas são abordadas em outros lugares", afirma.

Conforme o organizador da viagem, professor Dirceu Hermes, o roteiro foi articulado para oferecer, além de conhecimento profissional, o acesso a uma identidade cultural diferente. "Os principais desafios na organização foram o contato com os veículos de comunicação e o idioma, mas essas barreiras foram superadas e fomos muito bem recepcionados", ressalta. Dirceu acrescenta que o resultado da viagem superou as expectativas e que valeu a pena pela bagagem de conhecimento que se carrega.

Para a estudante do 6º período, Natália Souza, foi enriquecedor entender e perceber outras culturas. "Acredito que a viagem me apresentou um povo com um ritmo diferente, com crenças fortes e muito estabelecidas. Pude perceber o quão a história está presente na vida dos argentinos e como ela marca a vida de cada um", acrescenta.

A estudante do 4º período, Vanessa Fernandes, ressalta que as expectativas eram grandes para sua primeira viagem de estudos na graduação e, principalmente, por ser internacional. "Foram momentos de muito aprendizado, interação com os colegas, amizades e experiências que levarei para toda vida", finaliza.

*Estagiaria da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

Viagem de estudos