Estudantes de moda aprendem técnicas de costura artesanal

Profissão

O artesanato sempre esteve presente na vida de Gellian Tremea. Ela cresceu vendo sua mãe fazer tudo que envolve linha e agulha. Isso certamente influenciou na escolha do curso de Design de Moda, assim como na paixão pelo desenho. Passadas de geração em geração, as técnicas de bordados continuam fazendo parte de sua família. Na última semana Gellian pode compartilhar todo esse aprendizado com seus colegas de curso. Ela, junto com sua mãe, Angela Maria da Silva Chaves Tremea, ministrou a Oficina de Bordados, que ocorreu na Usina de Moda da Unochapecó.

Para Gellian, a experiência de poder passar adiante os conhecimentos que adquiriu, não só no decorrer do curso mas também com sua mãe e sua avó, é gratificante. “É muito importante repassar essas técnicas para mais pessoas, para que não se percam e possam ser repassadas de geração em geração”, reforça.

ds

Durante a Oficina, promovida pelo Curso de Moda, os acadêmicos reutilizaram materiais como panos de prato e garrafas pet. Uma das participantes, a estudante Vanisse Baggio, conta que  aprendeu a fazer alguns pontos de bordados, como o vagonite e o ponto cruz, além de reaproveitar adereços para usar em roupas.

A proposta de oferecer aos alunos a atividade partiu do Colegiado, que reúne representantes docentes e discentes. O coordenador do curso, Fábio Daniel Vieira, lembra que outras atividades estão planejadas. "Nesse semestre, vamos buscar valorizar a moda de raiz, como Tingimento, Macramê, Tricô, Crochê e Customização". Segundo ele, o objetivo da Oficina de Bordados é tornar a Usina de Moda da Unochapecó um lugar de aprendizado e experiências acadêmicas constantes.

*Colaboração Acin Jornalismo
Técnicas artesanais