Estudantes desenvolvem projetos voluntários para a comunidade

Texto Jessica De Marco*

É preciso ter muito foco e determinação para conseguir aliar as tarefas do dia a dia com as atribuições da faculdade. Além das inúmeras horas de estudo, são provas, trabalhos, eventos e atividades. Uma rotina realmente corrida. Mas, se em meio a tudo isso ainda sobrar um tempinho para realizar um trabalho voluntário? Pode parecer difícil, porém 60 alunos da Unochapecó se engajaram nessa bonita missão durante a disciplina de Seminário de Pesquisa. A matéria, que é optativa, prevê a articulação ensino, pesquisa e extensão na formação profissional, incentivando estudantes a desenvolver projetos com ações voltadas à comunidade.

Neste semestre, a disciplina envolve estudantes dos cursos de Jornalismo, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia Química, Agronomia, Medicina, Odontologia, Direito e Administração. As turmas  trabalham de forma integrada e são coordenadas pela professora Maria Aparecida Lucca Caovilla. Ela explica que o Seminário está vinculado ao projeto 'Escrevendo Cidadania pelas Mãos da Ação Universitária'. "Essa ação promove a articulação da teoria e prática, agregando as capacidades interdisciplinares e individuais dos integrantes dos grupos de pesquisa, que se formam por áreas diferentes do conhecimento. É uma forma de estabelecer momentos distintos de atuação", destaca a professora.

A proposta é elaborar um projeto com a metodologia pesquisa-ação, onde os próprios estudantes são os protagonistas da intervenção. O mais interessante dessa iniciativa é justamente o desejo de adquirir mais conhecimento e aliar esse aprendizado a uma boa ação. "A disciplina está presente na matriz curricular, mas não é obrigatória. Faz quem se interessar. São elaborados projetos de pesquisa e um cronograma, para depois colocar na prática a ação proposta, promovendo as mudanças que a comunidade está precisando", acrescenta.

Na prática

Onze projetos estão em andamento neste semestre, que envolvem temas como acesso à justiça, à educação, à alimentação, à saúde e às novas tecnologias. A experiência está sendo fantástica, relata a professora. "Além de desenvolver o espírito de equipe, a disciplina promove a interdisciplinaridade", acrescenta.

gdggEntre os projetos, está o 'Horta Viver Saudável'. Os idealizadores são os estudantes Carla Christiane Müller, Leocemar de Andrade Belle e Matheus Vigne Bones, que cursam, respectivamente, Odontologia, Agronomia e Administração. No dia 2 de setembro, eles foram a campo desenvolver a ação proposta: criar uma horta comunitária com alimentos orgânicos para o Programa Viver. O projeto beneficia 120 crianças e adolescentes oriundos de famílias em vulnerabilidade social, com diversas oficinas educativas, esportivas, culturais e recreativas. Além dos três estudantes, a ação ainda mobilizou outros 15 voluntários dos cursos de Odontologia e Publicidade e Propaganda, todos motivados e sensibilizados pelo grupo.

Carla explica que, para a equipe, essa ideia representa a sociedade que querem ter no futuro. "A semente plantada alimentará não somente as crianças, mas a ideia de que solidariedade e a união são capazes de gerar grandes mudanças. Não há nada mais gratificante do que plantar a semente da esperança em um futuro melhor", relata.

Os 11 projetos desenvolvidos serão socializados durante um evento, que acontece nos dias 26 de setembro e 3 de outubro, na Unochapecó.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Voluntario