Estudantes e professores participam do 15º Colóquio de Moda

Texto Alana de Bairros*

Proporcionar conhecimento, cultura e interação. Este foi o foco da viagem de estudos promovida pelo curso de Moda da Unochapecó, realizada entre os dias 1º e 04 de setembro. Os estudantes participaram do 15º Colóquio de Moda, em Porto Alegre, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O evento promoveu troca de conhecimentos a respeito do estado da arte, ciência e tecnologia desenvolvidas por meio da produção científica nacional e internacional no campo da Moda e em suas inter-relações.

Esta edição contemplou fóruns, minicursos, palestras, oficinas e feiras. Durante os três dias na cidade, os acadêmicos puderam apresentar projetos de pesquisa e conhecer espaços culturais, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Mercado Público e a Usina do Gasômetro. Os espaços do Santander Cultural, Fundação Iberê Camargo e Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) também foram visitados.

Em todos as edições, representantes do curso de Moda da Unochapecó participam do evento. Para o coordenador, professor Fabio Daniel Vieira, o momento é uma oportunidade para os estudantes desenvolverem portfólio para a profissão. "A viagem é pensada com o objetivo de contribuir no currículo e experiência dos acadêmicos, além de levar o nome do curso e da Universidade para um evento internacional", complementa.

Neste ano, 21 pessoas participaram da viagem, entre professores e alunos dos cursos de Moda, Design e Artes Visuais. A estudante do 6º período de Moda, Millena Mussiol Morgeuroth, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Colóquio, e salienta a importância da experiência para seu futuro profissional. "O evento possui um renome incrível, onde é possível entrar em contato com as mais novas pesquisas da área, inovações no mercado de trabalho e expandir o conhecimento para além da sala de aula", salienta. Millena acrescenta que o evento a motivou para desenvolver projetos além do varejo, para o bem das pessoas e do planeta.

*Estagiaria da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

Viagem de estudos