Estudantes e professores transmitem jogos da Copa do Mundo 2018

Texto Alexandre Madoglio*

O esporte une família, amigos e colegas. Por trás dele, diferentes pessoas fazem acontecer. Para uma partida de futebol, por exemplo, precisamos de atletas, árbitros, torcedores e um grande time de narradores, repórteres e comentaristas. Com o objetivo de formar esses profissionais, foi criado o Núcleo Esportivo do curso de Jornalismo da Unochapecó. O primeiro golaço dos estudantes foi a cobertura da Copa do Mundo - Rússia 2018.

Ao todo foram 10 transmissões que envolveram cerca de 15 pessoas, entre estudantes, técnicos e professores. Foram dias de estudos, treinamentos e aprendizado que culminaram nas jornadas esportivas transmitidas pela Web Rádio Clim e pela plataforma do Centro Laboratorial de Informações Multimídia - Clim.

O acadêmico do primeiro período do curso de Jornalismo, Willian Martins Garcia, participou das transmissões como comentarista. Segundo ele, foi um momento de muito aprendizado. “Pretendo seguir na área esportiva, que é minha paixão”, diz o estudante. Willian destaca que não existem palavras suficientes que permitam agradecer os colegas e professores pela parceria durante as jornadas esportivas.

A estudante do terceiro período, Valeria Romanzini Cenci, participou nas transmissões como narradora e repórter e conta sobre a experiência. “Participar do núcleo e das transmissões foi e está sendo um grande desafio. Afinal nos damos conta, na prática, da importância de se preparar e de estudar o esporte, os atletas e o contexto em que está inserido. O esporte não se limita somente na prática esportiva, ele vai muito além, tem todo um contexto social, político e cultural”, destaca.

Para o coordenador do Núcleo de Jornalismo Esportivo, professor Luãn Chagas, a avaliação é positiva. “O que nós trabalhamos no Núcleo era a questão teórica da aplicação da reportagem e da importância do Jornalismo Esportivo para a formação do jornalista como um segmento viável para o mercado de trabalho”, afirma. O professor acredita ainda que o momento de narração, comentários e reportagens ao vivo são bases para as apurações jornalísticas. “Todos que participaram das transmissões realizaram levantamentos sobre as equipes, buscaram dados, questões históricas e geopolíticas que envolviam os países”, salienta.

Luãn destaca ainda que as transmissões da Copa do Mundo foram fechadas com chave de ouro. “Alcançamos o que planejamos, que era a possibilidade de construir narradores, comentaristas e repórteres de qualidade, pessoas que pudessem trazer experiências dos primeiros passos dentro de uma jornada ao vivo com transmissão radiofônica”, conclui.

ggrgr

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Angélica Lüersen, o Núcleo é uma oportunidade de aprendizado e estímulo além da sala de aula. “O mercado de trabalho é muito promissor na nossa região para o jornalista que pretende trabalhar na área esportiva, não somente para o futebol masculino, mas sim para todas as modalidades esportivas”, afirma.

A professora ressalta ainda sobre a oportunidade de transmitir a Copa do Mundo. Para ela, as jornadas esportivas contribuíram para a formação dos acadêmicos. “Os estudantes tiveram uma experiência enorme de pesquisar e produzir conteúdos. Não é somente narração, antes de ir ao vivo tem uma produção enorme”, frisa.

O Núcleo

O Núcleo de Jornalismo Esportivo é um projeto de extensão desenvolvido com estudantes, egressos, técnicos e professores do Curso de Jornalismo da Unochapecó. As aulas acontecem todas as sextas-feiras no período da tarde. Além da parte teórica, os estudantes voluntários produzem o programa Clim Esportes,  apresentado ao vivo, abordando diferentes modalidades esportivas.

As transmissões

Confira as transmissões do Núcleo de Jornalismo Esportivo:

Portugal x Espanha

Sérvia x Suíça