Menu Busca

Estudantes escolhem novos representantes nesta quarta-feira

Texto Jessica De Marco*

Nesta quarta-feira (18/04), os alunos da Unochapecó poderão escolher os novos membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Participam dessa eleição duas chapas: Movimento Unochapecó Democrática (Mude), chapa 1; que tem como presidente o acadêmico de Agronomia, Christian Hauser; e União DCE-Unochapecó, chapa 2; presidida pelo acadêmico de Direito, Douglas Klein.

Assim como prevê o estatuto da entidade, podem votar todos os alunos da Unochapecó, inclusive os de pós-graduação e ensino a distância. No campus de Chapecó, a votação acontece no bloco G, das 8h às 12h; 13h30 às 17h30; e 18h30 às 21h30. No campus de São Lourenço do Oeste, no entanto, a votação será apenas no período noturno e ocorre no auditório. É indispensável a apresentação da carteirinha de estudante.

Apesar de apenas uma chapa sair vencedora nas eleições, ambas defendem a importância do Diretório como uma entidade de representatividade estudantil. “O DCE cumpre um papel fundamental no processo de profissionalização, que é ao mesmo tempo formação social, política, ética e cidadã. O movimento político estudantil, como porta voz dos estudantes, deve se colocar como defensor dos interesses estudantis, fazendo a representatividade ativa e colaborativa”, afirma o presidente da chapa 1, Cristian Hauser.

Douglas, presidente da chapa 2, também reitera essa função do DCE como órgão centralizador da representação estudantil. "Funciona como elo com a instituição, porque soma e potencializa a representatividade dos CAs e DAs para garantia de direitos e melhorias aos estudantes. Como espaço democrático, é a garantia do suporte aos alunos e também de conversa com a universidade, por isso é essencial que seja bem representado", afirma o presidente da chapa 2.

Todas as propostas estão disponíveis no Facebook, nas páginas das chapas Mude e União. Também é possível conferir mais informações sobre o processo eleitoral na página do DCE Unochapecó, inclusive a gravação do debate, realizado na noite desta segunda-feira (16/04).

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Votacao