Estudantes, professores e egressos celebram Dia do Jornalista

Texto Luana Poletto*

Ser uma pessoa curiosa, crítica e bem informada faz parte da profissão do jornalista. Ser multitarefa, que atua em diversas áreas, também. É dever do profissional apurar os fatos e agir com ética na sua missão de informar. Além disso, deve atuar sempre com veracidade e fidelidade para com o leitor, telespectador ou ouvinte. Diante disso, o curso de Jornalismo da Unochapecó promoveu uma conversa entre professores, estudantes e egressos, a fim de celebrar o Dia do Jornalista, comemorado no dia 7 de abril, e debater sobre os desafios da profissão. Além disso, houve o lançamento dos produtos midiáticos 'Jornal Passe a Folha' e 'Revista EXPE', produzidos pelos acadêmicos; e o pré-lançamento do livro 'Interioranos', da egressa Isabel Bevilacqua.

A coordenadora do curso, professora Angélica Lüersen, comenta que é de extrema relevância para os professores, profissionais, estudantes e egressos olhar para a própria profissão, para a prática profissional, o cotidiano, e estabelecer alguns diálogos e momentos de reflexão. “O Dia do Jornalista, então, é quando nós paramos para celebrar a nossa profissão, o nosso papel na sociedade, que não é um papel simples e que merece ser valorizado”, ressalta.

Sobre os produtos midiáticos produzidos no curso, Angélica destaca que eles são fundamentais para o aprendizado. Os acadêmicos experienciam o que futuramente irão vivenciar no mercado de trabalho, mas nesse caso, contam com a orientação do professor, o que permite tirar dúvidas e esclarecer os processos. “A importância de socializar esses trabalhos se dá no sentido de que todos conheçam e possam apreciar as produções internas", frisa.

De acordo com o professor da disciplina de Planejamento Gráfico em Jornalismo, Alexsandro Stumpf, a produção do Jornal Passe a Folha e a Revista Experimentus é aguardada pelos alunos com uma grande expectativa. Eles utilizam produções de outros componentes curriculares, tanto redação quanto fotografia. Na disciplina, os acadêmicos aprendem a fazer todo o projeto gráfico com o uso de softwares e também a diagramação desses conteúdos. “É uma oportunidade de ver aqueles textos que estavam desenvolvidos apenas em uma base digital ou escritos manualmente, passarem agora a ter um novo formato. É algo bem interessante, os estudante gostam muito desta prática justamente por conseguirem de alguma forma materializar as produções que eles desenvolvem durante o curso”, ressalta Alexsandro.

O Jornal Passe a Folha é o produto midiático mais antigo do curso de Jornalismo da Unochapecó. Iniciado em 1999 com a primeira turma de graduandos, tornou-se um importante meio de aplicação da prática acadêmica. Em 2020, os estudantes do 6º período publicaram, diante da pandemia de Covid-19, conteúdos produzidos em semestres anteriores, trazendo aos leitores informações de grande relevância para a comunidade. A produção corresponde às edições de número 58, 59 e 60.

Já a produção da Revista EXPE (antiga Experimentus) sempre foi um dos trabalhos acadêmicos mais aguardados pelos estudantes. Poder transformar os conteúdos das matérias produzidas nas disciplinas do curso em algo mais visual e palpável instiga os alunos. O planejamento era produzir uma revista que pudesse ser impressa fisicamente. Entretanto, diante da pandemia, a ideia de algo mais real mudou de suporte. Assim, foi criada a primeira edição totalmente digital da EXPE.

'Interioranos'

A celebração do Dia do Jornalista foi marcada também pelo pré-lançamento do livro da egressa do curso de Jornalismo da Unochapecó, Isabel Bevilacqua. 'Interioranos' é uma coletânea de quinze crônicas jornalísticas sobre a vida no campo no município de Jardinópolis-SC. A obra é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da profissional. “Ao fazer a editoração, impressão e publicação do livro eu realizei um dos meus sonhos, que era um dia escrever e publicar um livro físico. É compensador dar uma utilidade para o que antes era apenas um TCC. Além disso, sou apaixonada por ouvir e relatar histórias e sabia que fazendo um livro planejado como este, estaria colocando a técnica em prática. O tema, junto com as histórias de cada personagem, me cativou e isso só intensificou o desejo de uma publicação", comenta Isabel.

Evento

A fim de celebrar e debater sobre a profissão e seus desafios, o curso de Jornalismo irá promover um evento no dia 19 de abril, alusivo ao Dia do Jornalista. A palestra será mediada pela professora Angélica Lüersen e contará com a participação do professor Hygino Vasconcellos e os jornalistas convidados Bruno Fonseca e Giulia Afiune, que trabalham na Agência Pública, reconhecida no cenário nacional pela qualidade jornalística que produz.

A conversa irá abordar a produção de reportagem investigativa, o uso de jornalismo de dados, e a monetização no jornalismo digital. O evento inicia às 19 horas e será transmitido através da página do curso no Facebook e pelo canal da Acin Jornalismo no YouTube.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Dia do jornalista