Atividade foi desenvolvida por alunos do nono período de Ciências Biológicas

Geral

Estudantes do nono período do curso de Ciências Biológicas da Unochapecó realizaram no dia 5 de abril, durante a disciplina de Introdução à Piscicultura, uma saída a campo. O objetivo da atividade, realizada na unidade de beneficiamento da Impescal Cassaro, em União do Oeste, foi proporcionar aula prática aos acadêmicos sobre beneficiamento e cultivo de tilápia nilótica.

Durante a ação, os alunos puderam conhecer o fluxo de processamento, desde a recepção do pescado até o congelamento do produto como filés e peixes eviscerados. O proprietário da Impescal Cassaro, Roberto Cassaro, explicou aos estudantes detalhes sobre a despesca, insensibilização, transporte, industrialização e mercado do peixe na região. Os estudantes conheceram, ainda, os viveiros de engorda da tilápia nilótica e o manejo adotado nos 40 hectares de área alagada total, que alojam mais de 120 mil animais.

Conforme o professor Osmar Tomazelli Júnior, que ministra a disciplina de  Introdução à Piscicultura, a atividade é uma experiência rica para os estudantes pois permite a que eles conheçam os diferentes elos que envolve a cadeia produtiva. Para a estudante Viviane Zulian, com a atividade foi possível alinhar o conhecimento da sala de aula com a prática. “Como essa é uma possível área de atuação para biólogos, é importante que tenhamos conhecimento sobre as formas corretas de manejo dos viveiros de piscicultura, buscando produtividade aliada à minimização dos impactos causados pela atividade no ambiente”, comenta. Para a estudante Vanessa Sgarbi, a atividade foi fundamental para aprimorar os conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre o processo, bem como saber sobre a importância de possuir carnes bem processadas, com legislação em dia e com mínimos impactos ao meio ambiente.

Na atividade se fizeram presentes o prefeito do município, Everaldo Luiz Casonatto, o vice-prefeito Celso Matielo, a diretora presidente do Instituto de Desenvolvimento Regional (Saga), Marlene de Andrade, e a engenheira de alimentos do instituto, Carina de Melo.