Minha Uno
Menu Busca

Estudantes visitam espaços de moda e produção no Rio Grande do Sul

Educação

Texto: Jaqueline Biavatti

Proporcionar aos estudantes contato com a indústria, sobre o processo de criação e construção no segmento de calçados. Essa foi a proposta da viagem de estudos realizada pelos cursos de Design e Design de Moda da Unochapecó na Serra Gaúcha. Nos dias 10 e 11 de maio, os estudantes estiveram envolvidos em atividades de visitas à feira Festimalha e a empresa Dakota no município de Nova Petrópolis/RS. Também visitaram o Museu de História da Moda (Canela/RS) e o Museu de Cera - MUM (Gramado/RS).A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil e abriga a maior feira de malha tricot do país e um dos maiores eventos de moda do estado. 

Para o coordenador do curso de Design, professor Henrique Telles Neto, a viagem foi muito importante, pois possibilitou um contato direto com o processo de pesquisa, desenvolvimento e produção, no contexto do Design de Produto. “Conhecemos a empresa Dakota que realiza pesquisa de tendências, assim como um pouco dos processos de criação, prototipagem e produção fabril dos seus calçados. Assim, a viagem mostrou-se relevante para complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a partir de um entendimento de como o curso é trabalhado e valorizado por uma grande empresa industrial”, afirma. Já para o coordenador do curso de Design de Moda, Fábio Daniel Vieira, uma viagem como essa expande a visão dos estudantes.

“É muito importante, pois possibilita aos nossos estudantes a percepção dos conteúdos teóricos e práticos relacionados à indústria e locais de acervo cultural”, ressalta.Para a estudante do terceiro período de Design de Moda Caroline Bach Frey, a viagem proporcionou diferentes experiências. “Visitamos a Festimalha que não estava no cronograma, mas que foi muito legal de conhecer. Também visitamos a Dakota e conhecemos a fábrica e todos os processos fabris de um calçado, além de uma conversa com um dos designers do Universo Dakota e a visita ao Outlet”, destaca. 

 

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a orientação de Eliane Taffarel.
COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image