Minha Uno
Menu Busca

Evento comemora a trajetória do curso de Artes Visuais da Uno

Cultura

O curso de Artes Visuais da Unochapecó, completa 20 anos de história. E para comemorar realiza o evento “Rumo aos 20 anos do curso de Artes Visuais”, em parceria com a Galeria de Artes Agostinho Duarte.

A programação começa no dia 22 de maio e segue até o dia 24 de julho, com exposições abertas ao público e oficinas. A programação integra a semana acadêmica do curso e visa auxiliar estudantes, artistas e professores a entender os efeitos que a arte contemporânea provoca no cotidiano.

uno

O intuito também é proporcionar a busca por reflexões e contribuir para a formação profissional cidadã, através de experiências que promovam o contato com diferentes realidades sociais e profissionais. Para a coordenadora do curso de Artes Visuais, Sonia Monego, abordar a temática da arte contemporânea oferece um complemento às disciplinas da grade curricular. "Esperamos pela data com muita ansiedade e desejamos a todos uma boa experiência e aprendizado", afirma.

A comemoração dos 20 anos do curso inicia na sexta-feira (22) no Bloco R3, auditório 02, às 19h, com a palestra “Arte na contemporaneidade e suas provocações no ensino”, explanada pela doutora em Artes Visuais, Jociele Lampert. A programação continua com três oficinas no mês de junho. No sábado (13) duas oficinas serão ofertadas paralelamente: A oficina de ilustração e poesia de Cordel coordenada pela professora, Uiara Bartira Cioffi, que acontecerá no Ateliê de Gravura; E a oficina de Expressão Corporal, com a profissional de Artes, Daniela Scartazzini, realizada no Bloco L. Já no sábado, 27 de junho, a oficina de stencial e grafite, acontece no Ateliê de Pintura, às 8h, com o profissional Rodrigo Cardoso dos Santos.

Durante essas atividades, duas exposições serão realizadas na Galeria Agostinho Duarte, no bloco C da Unochapecó. Dos dias 21 de maio a 19 de junho, acontece a exposição "Fragmentos Autunais", da artista gaúcha Letícia Durlo Coutinho. E do dia 25 de Junho a 24 de Julho, a exposição "Corte Ao Contrário", artista Mozileide Neri Barbosa, estará disponível para o público.

 

20 ANOS DE HISTÓRIA

Implantado em 26 de fevereiro de 1996, o curso de Artes Visuais da Unochapecó formou a primeira turma de Artes Plásticas em 1999. Até este ano, graduou 86 profissionais, que atuam em diversas cidades e em inúmeras áreas. A grade curricular procura envolver vários recursos e formas de expressão, sejam eles  desenhos, pinturas, gravuras e esculturas, através da utilização de papel, tinta, argila e metais, filmadoras, máquinas fotográficas e outras ferramentas. A área de atuação do artista visual é muito ampla e o ingresso no curso da Unochapecó pode optar pelo bacharelado ou a licenciatura.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image