Evento discute como lidar com saúde mental entre jovens

Texto Ana Vertuoso*

A automutilação e ideação suicida entre crianças e adolescentes têm levantado uma série de desafios a profissionais de diferentes setores de serviço, como, por exemplo, educação, saúde e assistência social. Frente à esta demanda, o projeto de Extensão da Unochapecó, Rede de Atendimento à Infância e Adolescência (Raia) e o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação da Rede Estadual, realizou uma roda de conversa na manhã de sexta-feira (23/08), na Universidade.

Durante a atividade, estiveram presentes representantes dos serviços e alunos representantes de escolas a região. O evento teve como objetivo realizar a exposição de definições e dados atuais referentes ao suicídio e a autolesão, correlacionando tais questões com a adolescência e ao contexto escolar dos jovens. Com isso, o projeto buscou caracterizar o tema na região e construir formas de cuidado e atenção em rede ao sofrimento vivenciado por crianças e adolescentes.

A parceria da coordenadoria Regional de Educação com a Raia é fundamental para o entendimento do problema e também, para facilitar a extensão da Rede nas instituições de ensino. Para isso, é preciso da participação não somente de profissionais de saúde e educação, mas também dos próprios jovens, por meio do maior envolvimento de alunos, grêmios estudantis e representantes de escolas.

O encontro desta sexta-feira, teve um papel importante nesse desafio. "Nós conseguimos valorizar o protagonismo dos nossos alunos, compreender como eles veem questões como suicídio, automutilação e depressão. Também pudemos instigar os professores e representantes do Núcleo de Educação e Prevenção de Santa Catarina (Nepre), a pensarem em soluções e alternativas para os jovens lidarem com os seus sentimentos e demandas. É preciso construirmos juntos um caminho, de forma ampla e criativa, para superar as dificuldades", conclui a coordenadora regional de educação de Chapecó, Janize Scussiato de Oliveira.

*Estagiaria sob supervisão de Gabriel Kreutz

Saude mental