Evento esclarece dúvidas de estudantes sobre benefícios acadêmicos

Texto Ana Vertuoso*

Ao entrar em uma universidade, muitos calouros procuram logo se informar sobre os programas de bolsas de estudo. A Unochapecó, por exemplo, disponibiliza editais para quem está chegando e, também, para quem já está matriculado a mais de um semestre. Porém, esse processo que envolve diversas etapas e documentos, pode ser confuso para muitos acadêmicos. Para ajudar esses estudantes, o Setor de Bolsas da Universidade realizou entre os dias 08 e 16 de agosto, o Aulão sobre Bolsas.

Esta é a terceira edição do Aulão em São Lourenço do Oeste

O evento ocorreu primeiro na unidade da Uno em São Lourenço do Oeste, na quinta-feira (08/08). Em Chapecó, o Aulão foi dividido em quatro etapas para facilitar o diálogo com os estudantes. Os acadêmicos dos cursos da Área de Ciências da Saúde (ACS) receberam as orientações na segunda-feira (12/08), seguidos pelos acadêmicos da Área de Ciências Exatas e Ambientais (ACEA), na terça-feira (13/08). Já na quinta-feira (15/08) foi a vez da Área de Ciências Exatas e Ambientais (ACSA), e na sexta-feira (16/08), dos estudantes da Área de Ciências Humanas e Jurídicas (ACHJ). Durante cada dia do evento, foram atendidos mais de 100 acadêmicos.

Esta foi a primeira edição do Aulão realizada no campus de Chapecó, mas a ideia começou a ser aplicada na unidade de São Lourenço do Oeste, ainda no primeiro semestre de 2018, para aproximar os estudantes do Setor de Bolsas. "A ideia surgiu da necessidade visualizada pelos estudantes de um momento para esclarecimento das dúvidas sobre o processo de inscrição, documentos e demais informações. Essa atividade possibilitou a compreensão e o contato direto dos estudantes com os documentos solicitados para o processo", explica a assistente social do Setor, Tatiane Aparecida Chagas.

Durante o Aulão, foram abordadas as modalidades de bolsas disponíveis, formas de acesso, formulários de inscrição, documentação necessária, prazos e diversos outros assuntos relacionados aos editais. Para a também assistente social do Setor, Cleidiane Cigognini, atividades como esta são fundamentais. "Entendemos que os aulões são de suma importância, principalmente porque são ministrados pelas assistentes sociais do Setor de Bolsas. Nós somos profissionais que temos em nossa formação um olhar diferenciado, que analisa não somente a condição socioeconômica, mas também observa a realidade em que cada estudante está inserido, visando a inclusão social pelo viés da educação no ensino superior da Unochapecó", conclui.

*Estagiaria sob supervisão de Gabriel Kreutz

Setor de bolsas