Evento integra o curso de Educação Física e a comunidade

Esporte

Para integrar estudantes, professores e comunidade, o curso de Educação Física da Unochapecó (licenciatura e bacharelado) promove a cada dois anos, a Virada Esportiva. O evento reúne uma série de atividades esportivas e é realizado para diferentes públicos, com o objetivo principal de oportunizar a vivência do esporte. A terceira edição da Virada aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro, na Unochapecó e em espaços de lazer e convivência da cidade.

As atividades iniciaram na noite de sexta-feira (24/11). O objetivo, no primeiro momento, foi integrar todos os estudantes e professores, através de uma gincana. A ação foi planejada e executada pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e pelos representantes de turma.

jjkkiiJá na manhã de sábado (25/11), as atividades esportivas envolveram o público externo. As ações ocorreram em diferentes comunidades e instituições, como no Genoma Colorado (GER Sadia), no Centro de Convivência de Idosos de Chapecó, no Complexo Esportivo Verdão, no Ecoparque e na Área Verde do Bairro Colatto.

gjhjhgÀ tarde, foi a vez da formação pedagógica. Os acadêmicos participaram de oficinas ministradas por profissionais, egressos de Educação Física da Unochapecó, professores e estudantes do curso. Na avaliação da coordenadora, professora Marizete Lemes da Silva Matiello, os estudantes que passam por essa experiência gostam muito, pois é uma ótima oportunidade para vivenciarem as atividades da futura profissão. "Sem contar que estudantes e professores podem trocar experiências e praticar atividades juntos, independentes de ser bacharelado ou licenciatura, e também fazer novas amizades".

Para a professora Lilian Rodrigues, a ação possui dois aspectos em jogo. "A relação interinstitucional, já que necessitamos de parcerias, aos quais agradecemos, e o protagonismo dos estudantes, que têm a oportunidade de implementarem práticas esportivas com a comunidade, sob orientação e supervisão dos professores dos cursos".

Visão dos acadêmicos

Para o estudante Matheus Grassel, do sexto período do curso de Licenciatura em Educação Física, a participação significativa da comunidade, principalmente das crianças, é um dos pontos mais interessantes da atividade. “O mais importante foi a possibilidade de colocar em prática aquilo que planejamos na disciplina, ver a participação efetiva das crianças e os resultados das ações".

O acadêmico Tobias Rohr, do terceiro período do curso de Bacharelado em Educação Física, considera a interação entre os cursos e estudantes o destaque da 3ª edição da Virada Esportiva. "São momentos raros e importantes no curso. Ao interagirmos e conversarmos com os demais acadêmicos, conhecemos novas experiências e com isso também aprendemos”.

Virada esportiva
Intervencao