Evento no Pollen apresenta iniciativas para fortalecer o ecossistema de inovação

Inovação

Transmitir conteúdos relevantes para o ecossistema de inovação da região oeste, proporcionar networking entre as empresas do setor e abrir oficialmente as inscrições para a 12ª turma do Programa de Capacitação Startup SC, que oferece workshops e sessões de mentoria voltados à estruturação e ao crescimento dos negócios. Com esses objetivos foi realizado, nesta semana, o debate da 49ª edição do Meetup Startup SC. O evento foi promovido pelo Sebrae/SC no Pollen Parque, em Chapecó. Participaram profissionais do mercado, empreendedores, investidores, empresas e startups ligadas ao setor de tecnologia e inovação, profissionais de TI, atores que contribuem para o fortalecimento do ecossistema, estudantes e profissionais que desejam empreender e conhecer mais sobre startups.

O projeto é coordenado por Alexandre Souza

O coordenador do projeto Alexandre Souza explicou que as inscrições para o Programa de Capacitação Startup SC estão abertas até a próxima quinta-feira (10), às 23h59, no link https://bit.ly/inscricoesStartupSC2022. A intenção é capacitar startups em qualquer estágio de desenvolvimento, que estejam precisando validar o seu modelo de negócio e estão na fase de operação de tração. Nesta edição serão disponibilizadas 50 vagas para startups catarinenses, com turmas em Blumenau (10 vagas), Chapecó (10), Joinville (10) e Florianópolis (20). O programa terá duração de sete meses (de 6 de maio a 26 de novembro) e oferece, além de capacitação, acesso à rede de empreendedores do ecossistema de inovação.

Souza destacou que esta edição contará novamente com um edital no valor total de R$ 1,25 milhão, em parceria com a FAPESC, para acelerar 25 empresas com melhor desempenho, entre as participantes do programa. Outra novidade é que além das 50 startups que participarão do Programa de Capacitação serão selecionadas mais 150 startups para participar da Jornada Startups, promovida pelo Sebrae e pela ACATE. Essa iniciativa, segundo o coordenador, será em formato híbrido, com a maioria das ações, que buscam preparar melhor essas empresas, desenvolvidas de maneira on-line.

De acordo com o diretor do Pollen Parque, Rodrigo Barichello, o Sebrae é um dos principais parceiros para o desenvolvimento do ecossistema de inovação e do empreendedorismo de Santa Catarina.

“Temos uma parceria de longa data para a realização do Programa de Capacitação Startup SC, da educação empreendedora, da Rede de Inovação na Incubadora MIDITEC da Acate, Sebraetec e da Tec Agro que é uma feira de inovação no agronegócio. Essas são ações em conjunto que visam tornar o ecossistema fortalecido e maduro”, expôs.

O cofundador e CEO da Compufour/Zucchetti, Wagner Muller, de Concórdia, enalteceu que o Programa de Capacitação Startup SC contribuiu para que a empresa se aproximasse da comunidade de inovação. “Proporcionou novos conhecimentos, novas metodologias e conexões, além de mudar o mindset da cultura para inovar no negócio e nos produtos”, comentou. A empresa atua com software para microempresas, que oferece controle para frente de caixa (PDV), fluxo de caixa, estoque, relatórios e orçamentos.

TALK STARTUP SC

Nesta semana o coordenador do projeto também participou de conversas com atores do ecossistema de inovação de São Miguel do Oeste, Joaçaba e Chapecó. Os encontros foram voltados aos empresários que estão interessados em participar do Programa de Capacitação Startup SC, por isso são divulgadas as ações propostas e os benefícios proporcionados em parceria com a FAPESC.

Souza também avaliou o ecossistema da região oeste catarinense. “É nítida a evolução da maturidade dos empreendedores e dos negócios na região, com produtos e ideias validados e que o mercado precisa, ou seja, com alto potencial de crescimento em escala. No oeste catarinense tem cases interessantes de empresas que participaram do Programa de Capacitação Startup SC e concluíram a jornada até o EXIT, que são exemplos inspiradores”, observou.

PROJETO STARTUP SC

A iniciativa do Sebrae/SC visa desenvolver e promover empreendimentos inovadores por todo o Estado. O objetivo é fortalecer as startups digitais a partir da difusão da cultura empreendedora e da profissionalização da gestão dos empreendimentos com ações de capacitação, inovação e mercado. Entre as principais atividades estão: Programa de Capacitação Startup SC, Meetup Startup SC, Startup Weekend, Programa Galápagos, Missões Internacionais, Startup Summit, Programa Capital Empreendedor e Programa Nascer.

O programa de Capacitação do Startup SC teve início em 2013. Os mantenedores são: Zoho, iFood, AWS, Ambev, Bossanova, ACIF, Sankhya,  Invisto, A55, FAPESC, AILOS, 49 Educação, Questum, Silva, Santana & Teston Advogados e Zendesk. Conta ainda com o apoio da ACATE, Ágora Tech Park, Blusoft, Centro de Inovação de Blumenau e Pollen Parque.

Pollen parque
Inovacao