Evento online celebra os 30 anos do curso de Letras da Unochapecó

Texto Gabriel Kreutz*

Há 30 anos, com a chegada do curso de Letras na Unochapecó, nossa região passou a contar com pessoas qualificadas para atuar nessa área. São muitos profissionais formados pelo curso, espalhados nos mais diferentes lugares, que em seus locais, fazem a diferença. Para celebrar essa data tão especial, o Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários realiza o I Encontro de Estudos da Linguagem do Oeste Catarinense (EnLinC). As inscrições para o evento online, que são gratuitas, podem ser realizadas até hoje (07/12), pelo site da Unochapecó.

O evento, que ocorre nos dias 08,10 e 11 de dezembro,  tem como objetivo reunir pesquisadores e estudantes de diversos lugares do Brasil para discutir questões relacionadas à pesquisa e ao ensino de línguas e literaturas, especialmente questões que dizem respeito à realidade linguística e de ensino de línguas e literaturas na região. De acordo com o coordenador do evento e professor do curso de Letras Português/Inglês, Helder Cavalcanti, o EnLinC insere a Unochapecó e a região no mapa de realização de eventos da área.

“Cada atividade proposta emergiu de necessidades reais no campo de atuação do profissional de letras na região. Estamos em uma região de povos indígenas, com influência da colonização italiana e alemã, próximos à fronteira e que, nos últimos tempos, vivencia o fenômeno da imigração de pessoas de diversas nacionalidades. Com isso, surge a necessidade de pensar/repensar as práticas docentes no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa (como língua materna e estrangeira), língua inglesa (língua estrangeira) e literaturas. Em um contexto diverso e múltiplo, é de suma importância que os professores pensem em caminhos para trabalhar de modo intercultural”, ressalta.

Programação

No primeiro dia de evento (08/12), com início às 19h, será realizada uma mesa intitulada ‘A pesquisa em língua inglesa e literaturas de língua inglesa’. Para falar sobre o assunto, participarão os professores Kleyton Ricardo Wanderley Pereira, com a fala ‘Das artes de maternar na Literatura Nigeriana de autoria feminina’, e Fernanda Delatorre falando sobre ‘O ensino da pronúncia da língua inglesa: da produção à inteligibilidade, compreensibilidade e sotaque’.

No dia 10 de dezembro, o evento inicia no mesmo horário, com a palestra ‘Elaboração de material didático para língua inglesa por meio de atividades sociais’, proferida pela professora Julia Larré. A partir das 20h30, acontecerão as oficinas: Aquisição de segunda língua: os fatos e os fakes, Um guia prático de pronúncia da Língua Francesa, English as Medium of Instruction, ELF e o rompimento com as práticas monolíngues, As vogais da língua inglesa: teoria e prática, e Leitura do texto literário.

A conferência de encerramento, no dia 11, acontecerá das 19h às 22h30, e terá como tema ‘Diálogos entre a pesquisa e o ensino de línguas e literatura’. Vão participar da conversa as professoras Mari Bortolanza Spessato e Loremi Loregian Penkal, que falarão sobre ‘A interferência do Vêneto na fala em português no Oeste de Santa Catarina: análise em contexto escolar e algumas ações de salvaguarda da língua’. Também, integrarão a discussão sobre o assunto, o professor Henrique Rodrigues Leroy, que falará sobre o tema ‘Por uma sensibilização decolonial no ensino-aprendizagem de PLA: compartilhando experiências em contextos diversos’, e o professor Sávio Roberto Fonseca, que abordará ‘Africanidades e Afro-brasilidades: caminhos literários para o ensino de língua portuguesa’.

*Jornalista - Diretoria de Marketing e Estratégia de Marca Unochapecó

Letras