Evento Prime integra cursos de Ciências Contábeis e Econômicas

Profissão

Texto Gabriel Kreutz*

A parte do sucesso que foi o filme Tropa de Elite a maioria das pessoas conhece, mas o trabalho árduo para executar a produção e fazer os outros comprarem a ideia de um iniciante no cinema, é uma história de inspiração. Um dos roteirista do filme, Rodrigo Pimentel, contou essa experiência para os estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Unochapecó. A palestra dele abriu o evento Prime, a Semana Acadêmica Integrada dos cursos, que ocorreu entre os dias 28 e 30 de maio.

O filme Tropa de Elite foi o campeão de bilheterias no ano em que estreou, em 2007. Depois, no Tropa de Elite 2, lançado em 2010, o filme alcançou feitos marcantes e foi o mais assistido da história do país até aquele ano, com mais de 11 milhões de espectadores.

"Apresentar a proposta de um filme de policial no Brasil na década de 90 era algo inédito, ousado e inovador. As produtoras e distribuidoras não queriam receber a gente. Nós oferecíamos e eles encaravam como uma ideia ruim. No entanto, funcionou e foi um dos filmes mais assistidos do Brasil", relata Rodrigo.

Além de todo o sucesso, o filme ainda foi premiado internacionalmente com o prêmio Urso de Ouro do Festival de Berlim, em 2008. "A união de um time pode construir coisas muito importantes. No nosso caso foi um filme que projetou o Brasil internacionalmente. Não tínhamos recursos, tradição ou história, só disposição e entusiasmo. Uma história como essa é sempre positiva, ela pode despertar no estudante uma vontade de fazer mais, diferente, ousar e inovar. A chave para tudo é a inovação", completa.

Cursos lado a lado

A Semana Acadêmica Integrada foi uma ideia de reunir os acadêmicos dos dois cursos, para que eles aprendam, desde cedo, a conviver com diferentes profissionais. "Hoje a gente percebe que nas empresas temos que conviver com pessoas de várias áreas. Por isso é extremamente importante que eles saiam da Universidade sabendo que o outro profissional não é concorrente, ele está aí para contribuir e ajudar a construir um resultado que a empresa espera", explica a coordenadora de Ciências Econômicas, professora Bruna Furlanetto.

Pensando nisso foi construída a programação do evento, que contou com temáticas que motivassem os estudantes e assuntos específicos das duas áreas. "Como queríamos atender aos dois cursos, os assuntos das noites também foram pensados em conjunto. Nesse contexto atual, é muito importante que os profissionais trabalhem juntos. O contador e o economista são muito próximos, e um pode ajudar o outro. Pode ser muito promissora a carreira dos dois se eles andarem alinhados", destaca a coordenadora de Ciências Contábeis, professora Daniela Di Domênico.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Tropa de elite