Eventos ampliam oportunidades internacionais para a Unochapecó

Texto Jessica De Marco*

A Unochapecó está sempre em busca de novas parcerias. Nos últimos dias, a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais da Universidade (Arni) participou de dois grandes eventos para reforçar seus contatos mundo afora. De 27 de fevereiro a 2 de março, a Instituição esteve presente na Feira Internacional de Educação Superior Argentina, em Mendoza, e de 28 de fevereiro a 1º de março, na BMI Agent Workshop, em São Paulo.

Na Argentina, quem representou a Universidade foi a assessora da Arni, Liana dos Santos. O evento teve o objetivo de fortalecer a cooperação das instituições da América Latina com países da Europa e América do Norte. "Nesta Feira conhecemos muitas pessoas e conseguimos estreitar relacionamentos para firmar novas parcerias e, dentro delas, possibilidades de cooperação a nível de ensino, pesquisa e extensão", comenta.

Liana avalia a participação como uma grande oportunidade de inserir a Unochapecó cada vez mais em outros países. "Tivemos um grande número de visitantes em nosso estande. O trabalho, agora, é colocar em prática tudo o que conversamos lá. Queremos que efetivamente a nossa participação traga novas parcerias e, por meio delas, novas possibilidades". A Feira reuniu universidades de 20 países. Além de participarem de workshops, os representantes apresentaram suas instituições em estandes.

grggr

Universo de possibilidades

Outro evento que ampliou as oportunidades para a Unochapecó foi a BMI, que teve a participação do colaborador da Arni Luiz Henrique Maisonett. O evento traz universidades de diversos locais do mundo que tenham interesse em firmar parcerias com instituições do Brasil e da América Latina. "São promovidas reuniões individuais de 25 minutos com essas universidades para que elas possam expor o interesse delas. Geralmente são desses eventos que surgem os acordos", afirma.

A Unochapecó participou de reuniões com representantes de 10 universidades estrangeiras. O professor lembra que, ao se inserir nessas atividades internacionais, a Unochapecó se coloca em outro patamar. "É a possibilidade de nos inserirmos num universo que hoje está interligado e enviar nossos alunos para esse universo".

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Internacionalizacao