Coleta acontece desta quarta até sexta-feira no Pronto Saúde

Geral

Desta quarta-feira, 13 de março, até sexta-feira, dia 15, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido na última sexta-feira, a Unochapecó promove uma atividade diferenciada. Através do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (Unovital), em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, será realizada coleta para o exame preventivo Papanicolau.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer do colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do desenvolvido na mama. Em 2010, foi responsável no Brasil pela morte de 4.800 mulheres e por 18.430 novos casos. Com o objetivo de incentivar a prevenção e promover a saúde das estudantes, técnicas-administrativas e professoras da instituição, hà seis anos a Unochapecó promove no campus o exame preventivo.

A coleta acontecerá no turno matutino, a partir das 8h, e durante a noite, das 18h às 22h, na Divisão de Atendimento à Saúde (Pronto Saúde), localizado no bloco B da universidade. A consulta pode ser realizada mediante agendamento através do telefone 3321-8147 ou pessoalmente no Pronto Saúde. A realização do exame é recomendada para toda mulher que possua uma vida sexual ativa.

Segundo a assistente social da Diretoria de Desenvolvimento Humano, Adriane Cavalli, a intenção é aproveitar o atual momento de atenção à mulher para reforçar a importância dos cuidados com a saúde. “Precisamos fazer uso desta ocasião para lembrar às mulheres sobre a importância de outros cuidados, não somente da aparência externa, principalmente porque algumas doenças chegam silenciosas, como é o caso do câncer de colo de útero; então fazer a prevenção é fundamental”, alerta.

De acordo com a enfermeira da Divisão de Atendimento à Saúde, Irlete Behnem, realizar este exame é uma atitude de cuidados pessoais. “É fundamental para a saúde da mulher, visto que o câncer de colo de útero é uma doença que atinge todas as idades, geralmente durante sua vida reprodutiva”, enfatiza a enfermeira.

Orientações prévias

As mulheres que desejam realizar a coleta do exame preventivo Papanicolau devem portar seu cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir com o valor de R$ 5,00 que será destinado à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

É recomentado que a mulher não se encontre durante o período menstrual, esteja com abstinência sexual de no mínimo 24h antes da coleta e não tenha usado cremes, óvulos, ou duchas vaginais nas 48 horas que antecedem o exame.