Experiência além das fronteiras

Profissão

Texto Jaine Rodrigues e Christopher Marin*

Cada vez mais o mundo exige, além da formação profissional, outras habilidades e competências que permitam uma visão mais ampla de tudo. O intercâmbio, além de atender estas exigências, pode agregar conhecimento e propiciar uma transformação ao ser humano. Com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse em fazer intercâmbio, o curso de Ciências Contábeis da Unochapecó São Lourenço do Oeste realizou no dia 29 de março um evento de internacionalização com os acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Psicologia da unidade.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Daniela Di Domenico, atualmente é mais fácil fazer intercâmbio porque existem bolsas acessíveis aos alunos que não possuem renda suficiente para realizar a experiência. “Quando se tem um sonho, nada é impossível”, afirma.

Durante o evento, a egressa Deisi Kist relatou sobre sua formação e trajetória até a realização do intercâmbio. Este ano, ela completa sete anos de residência nos Estados Unidos. Além de Deisi, os intercambistas colombianos, Jorge Mejía e Andres Felipe Ayala, que cursam algumas disciplinas no campus de Chapecó, contaram sobre a experiência de vir para o Brasil, as dificuldades de aprender um novo idioma e o contato com outra cultura.

Também, a analista da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) da Unochapecó, Liana Sonza, explicou sobre os trabalhos da Arni, apresentou as oportunidades de intercâmbio e ressaltou a relevância da experiência de estudar fora do país. Para o estudante do 1º período de Direito, Fabiano Godoi, a promoção de ações sobre internacionalização pela universidade é importante. "É através dessas atividades que conhecemos costumes, crenças e culturas de outros países", finaliza.

*Estagiários da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Sao lourenço do oeste