Histórias científicas para animais fantásticos: visite a exposição na Biblioteca

texto Ionara Virmes*

Segundo o dicionário, ‘criar’ é “1.transitivo direto. fazer existir; dar origem, a partir do nada, a. 2. transitivo direto. formar, gerar, dar origem a”. Nesse sentido, pode-se entender que o trabalho prático atua como vetor para o crescimento da criatividade, em paralelo a investigação teórica, que permite o estudo por meio da observação. E, seguindo esses moldes, o terceiro semestre do curso de Artes FumDes apresenta a experiência ‘Seres Imagináveis - 2ª edição’.

Exposta na Biblioteca Professora Oneida Belusso, na Unochapecó, a experiência traz o resultado da observação de insetos e animais pelo curso, sob orientação da professora Márcia Moreno. Artistas como Walmor Corrêa, Sarah Simblet, José de Quadros e Kristy Patterson atuaram como referências visuais para a produção dos trabalhos.

“Trabalhei com a turma a partir de Walmor Corrêa, artista catarinense que trabalha na criação de seres imagináveis, por isso o nome da exposição. Ele cria a partir de contos, poemas e lendas, alguns personagens com estruturas científicas. A proposta com os estudantes era partir de um desenho de observação, onde cada um escolheu um inseto ou um animal, e, em dupla, teriam que criar um novo ser. Em seguida, contar a história de onde e como cada ser se originou, além de, também, apresentar sistema respiratório, reprodutor e digestivo a partir da criação deles. Os estudantes relataram que foi muito difícil trabalhar com essa relação do imaginário, por conta de que nós, enquanto adultos, apresentamos dificuldades. Somos muito objetivos, e não pensamos em algo que não existe, a gente se cobra a todo tempo”, conta a professora.

A exposição acontecerá até o dia 14 de outubro e é aberta a todos os públicos.

Formação de qualidade

O curso Artes (Fumdes) faz parte do Plano Estadual de Educação (2015-2024), por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU) e conta com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES). Tem como objetivo qualificar um bom profissional licenciado em Artes, que exercerá a docência no ensino básico.

“Além disso, pretende desenvolver habilidades e competências para o ensino das Artes Visuais, Música, Dança e Teatro em suas linguagens poéticas, metodológicas e conceituais, gerando novos conhecimentos e saberes, necessários à formação profissional e humana”, ressalta a professora Marinilse Netto, coordenadora do curso.

De acordo com a coordenadora, a turma desenvolvedora do projeto demonstra dedicação e comprometimento com a qualidade de sua formação acadêmica e protagoniza a produção de novos conhecimentos que contribuam com a sociedade. A alcançar, desta maneira, os objetivos de formação propostos pelo curso.

*Estagiária sob supervisão de Letícia Sechini

Galeria de artes