Minha Uno
Menu Busca

Exposição retrata o impacto da Usina Foz do Chapecó na região

Cultura

Como forma de preservar a memória e contar a história da região Oeste, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) desenvolveu uma exposição itinerante sobre os impactos da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó. A mostra, intitulada 'Nessas águas escrevi a minha história: Narrativas das margens do Rio Uruguai na abrangência da UHE Foz do Chapecó SC/RS', está exposta na Instituição Chapecó Criança e permanece no local até o dia 5 de abril. A exposição é formada por imagens e depoimentos que abordam as lembranças de pessoas que viviam nas margens do rio Uruguai e das regiões atingidas pela construção da usina.

Segundo a técnica em Educação Patrimonial, Aline Bertoncello, as exposições itinerantes são uma forma de alcançar um público maior, que muitas vezes não tem como se deslocar até o Ceom. Para ela, a discussão desse tema é de extrema importância para a região, visto que a construção da Usina modificou a vida dos moradores de forma permanente.  "O impacto das águas do Uruguai transformou a vida de muitas pessoas. As paisagens nunca mais serão vistas, a arquitetura das casas, o trabalho na lavoura, são lembranças de quem lá viveu. Valorizar e preservar a memória é uma forma de compensar os impactos causados pela UHE e também fortalecer a história da região".

O eixo central da mostra é o rio Uruguai e, a partir dele, quatro grandes temas foram abordados: a paisagem, estações do ano, variações climáticas, vegetação, vistas a paisagem e o rio; o trabalho, lavoura, colheitas, plantações, atividades cotidianas, trabalhos femininos, trabalhos masculinos; bens patrimoniais, arquitetura, estruturas rurais, propriedades, religiosidade, saber fazer; e as comunidades, a igreja, a escola, as vivências e os espaços comunitários.

O resultado da pesquisa totalizou em mais de 130 entrevistas registradas em áudio e vídeo, aproximadamente 20 mil imagens fotográficas, relatórios de pesquisa e uma cartilha guia sobre educação patrimonial para professores da área. São retratadas as áreas diretamente impactadas nos 13 municípios atingidos pelo lago da UHE Foz do Chapecó, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Águas de Chapecó; São Carlos; Caxambu do Sul; Guatambu; Chapecó; Paial; Itá; Alpestre; Rio dos Índios; Nonoai; Faxinalzinho; Erval Grande; e Itatiba do Sul.

Além de disponibilizar todo acervo documental e arqueológico para pesquisa, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina dispõe de atendimento ao público através de atividades educativas, aulas temáticas e empréstimo de exposições. O agendamento de turmas e informações complementares podem ocorrer através do telefone (49) 3323-4779.

 

*Colaboração Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom)
COMPARTILHE
TAGS
Usina foz do chapecó
Exposição
Ceom

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image